Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Blog

Fique por dentro de todas as novidades sobre tecnologia, mercado e gestão.

Conheça os cuidados que a indústria de alimentos precisa ter com o estoque

25/01/2022 - Carolina Barreto

 

Uma indústria de alimentos precisa ter um controle de estoque rigoroso caso queira evitar perdas de matéria-prima e erros no processo de fabricação. Não só isso, impedir penalidades e outros problemas sérios.

 

A questão é que, por envolver muitas etapas, realizar um bom controle pode ser extremamente desafiador. Ainda mais se a empresa não usar a tecnologia para otimizar a gestão.

 

Quer saber quais cuidados sua indústria de alimentos precisa ter com o estoque de perecíveis? Então continue com a gente e descubra!

 

 

Controle de estoque ineficaz: exemplos de empresas que foram penalizadas

 

Quando falamos em gestão ineficaz de estoque, as pessoas pensam que extravio e perda de materiais são os únicos problemas. Mas, se tratando de perecíveis, o caso é ainda mais sério. Afinal, a conservação inadequada de alimentos pode ocasionar contaminação, bem como afetar a saúde de centenas de consumidores. 

 

Um caso recente aconteceu no conjunto Riviera, em Goiânia. O Procon apreendeu produtos de uma distribuidora de atacado e varejo de frios que simplesmente não identificava as embalagens com data de validade, fabricação e origem. Além dos produtos apreendidos, o estabelecimento ainda terá que pagar uma multa que pode variar de R$680 a R$10,2 milhões. 

 

Casos como esse também ocorreram no bairro de Trapiche, em Maceió (AL), onde uma padaria foi interditada por falta de higienização e conservação de produtos. O estabelecimento foi multado e recebeu um prazo de 30 dias para se adequar às normas sanitárias. 

 

Certamente, nenhuma indústria quer passar por esse tipo de situação, certo? Agir de forma preventiva, realizando um controle de estoque eficaz, ainda é a melhor forma de se proteger contra isso e impedir que a marca da empresa sofra depreciação. 

 

 

Riscos que a indústria de alimentos sofre com controle de estoque ineficaz

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ter o estabelecimento interditado é o principal perigo de não cuidar do estoque de perecíveis. Mas esse não é o único problema. Abaixo identificamos todos os riscos que a indústria de alimentos pode sofrer por conta de um controle ineficaz. Confira! 

 

 

Multas

Manter o estoque de perecíveis organizado é importante para impedir que os produtos estraguem e que eles sejam armazenados em um ambiente insalubre. Se os órgãos sanitários descobrirem que a indústria não têm esse controle, ela pode receber a visita desses agentes e ser seriamente penalizada. 

 

 

 

Fabricação errada de produtos

Além de ser penalizada, a indústria também corre risco de ver erros se repetirem na fabricação de produtos. Se algum componente estiver fora do prazo de validade ou estiver armazenado indevidamente, o lote inteiro pode ser perdido. Resultando, assim, em desperdícios e atrasos nas entregas

 

 

 

Insatisfação dos clientes

Quando a indústria erra na fabricação, ela precisa adiar as entregas e iniciar a produção de outro lote. Isso significa que os clientes terão que esperar mais que o combinado para receber as mercadorias, ocasionando em sua completa insatisfação.

 

 

 

 

Desperdício de matéria-prima

A fabricação errada de produtos, bem como o armazenamento de itens vencidos, representam desperdício de matéria-prima. O estoque é o local onde fica alocado boa parte dos investimentos, então se a indústria não têm controle sobre o setor ela corre o sério risco de contabilizar perdas.  

 

 

 

Perda de qualidade

Já pensou em entregar um lote de produtos e o cliente identificar problemas nas mercadorias? Certamente ele ficará duvidoso sobre a qualidade dos itens, e se ainda vale a pena fazer negócio com a indústria. Mesmo que a empresa tenha errado uma única vez, esse erro é suficiente para perder cliente e oportunidades. 

 

 

 

Cuidados no controle de estoque de perecíveis

 

Agora que você já sabe quais são os principais riscos de uma gestão ineficaz, veja quais cuidados são necessários ao fazer o controle de estoque de perecíveis:

 

 

Manter o armazém limpo

Manter o estoque limpo é a primeira coisa a fazer na gestão de estoque de perecíveis. Isso porque a limpeza impede a degradação dos itens, diminui os riscos de contaminação e livra a indústria de problemas com a fiscalização. 

 

 

 

Fazer a gestão dos produtos por lote

O lote mostra o tempo e data de produção, bem como o código de identificação das mercadorias. Fazer a gestão dos produtos por lote é a melhor forma da indústria acompanhar a vida útil dos itens, e impedir o envio de materiais vencidos para a produção e o cliente. 

 

 

Cuidar do manuseio e movimentação interna dos produtos

Os produtos perecíveis são frágeis e qualquer movimentação brusca pode estragar sua embalagem e prejudicar sua composição. Assim sendo, instruir a equipe para ter cuidado no manuseio é outro ponto importante para evitar perdas e itens de má qualidade.

 

 

Oferecer um ambiente adequado para armazenamento

Quais são as características dos produtos? Eles precisam ser refrigerados ou podem ser armazenados em temperatura ambiente? Como os itens possuem particularidades próprias, a indústria precisa oferecer um ambiente adequado para garantir a conservação de cada tipo de material.

 

 

Capacitar a equipe

Nem sempre o gestor vai ter tempo ou disponibilidade para monitorar a fábrica. Por isso, é importante capacitar toda a equipe para assegurar que o estoque ficará sempre em dia, e que o setor de produção sofrerá o mínimo de erros possível. 

 

 

Investir em tecnologia para uma gestão eficaz

Como o controle de estoque envolve muitas etapas (recebimento de produtos, conferência dos itens, estocagem, separação de pedidos, embalagem e expedição), fazer a gestão dos processos pode ser desafiador sem o apoio de uma boa ferramenta. Investir em tecnologia como em um software de gestão, por exemplo, é uma forma da indústria integrar os setores, minimizar erros humanos e garantir um controle de perecíveis altamente eficaz. 

 

 

 

Viu só como a gestão de estoque de perecíveis pode ser simples? Se você gostou do conteúdo, leia o nosso post “Crescimento da indústria de alimentos: números e tendências” e veja quais as tendências para o setor. 

 

 

Voltar