5 dicas para melhorar o controle de qualidade de matéria-prima
13/09/2021 - Useall
Quando se depara com um produto pronto, o cliente não pensa nos processos de fabricação ou entrega do item. As únicas coisas que importam são se a mercadoria tem qualidade, se chegou no prazo certo e se atende todas as suas expectativas.
Quem trabalha dentro da indústria sabe que para atender às exigências do cliente, o gestor precisa acompanhar de perto todos os processos de produção. Não só isso, monitorar bem as equipes e, claro, fazer o controle de qualidade de matéria-prima.
Como é sua empresa em relação a essa atividade?
Neste post iremos explicar o que é esse controle e o que a falta do gerenciamento pode ocasionar na indústria. Também iremos mostrar 5 dicas infalíveis para sua empresa colocar em prática e garantir uma gestão altamente eficaz.
Esperamos que goste!
Afinal, o que é controle de qualidade de matéria-prima?
O controle de qualidade de matéria-prima é uma atividade que monitora e coordena todos os componentes utilizados na produção.
Esse controle passa por diferentes etapas, sendo as principais: recebimento de matéria-prima, comprovação de qualidade, identificação das conformidades ou não conformidades e feedbacks para os fornecedores.
Somente após certificar a qualidade dos componentes é que as matérias-primas devem ser encaminhadas para o almoxarifado ou processo de fabricação dos itens.
O que a falta de controle pode ocasionar na indústria
O processo de produção é responsável por transformar a matéria-prima em produto acabado. Se a empresa não possui um controle de qualidade desses componentes, ela corre o sério risco de adquirir insumos sem procedência ou insuficientes para fabricar bons produtos.
Mas, perder qualidade não é o único problema ocasionado pela falta de controle. A empresa também pode sofrer com:
● Perda de insumos: o chão de fábrica tende a perder outros insumos utilizados na mesma produção, caso um dos componentes seja categorizado com baixa qualidade.
● Desperdício de tempo e trabalho: se o produto pronto apresentar algum defeito por conta da baixa qualidade da matéria-prima, a empresa pode ter que repetir todo o processo de fabricação.
● Uso indevido do almoxarifado: a falta de controle de qualidade de matéria-prima pode levar a erros contínuos, o que contribui para o uso indevido do almoxarifado.
● Atraso nas entregas: com erros de produção a empresa tende a atrasar a fabricação dos seus produtos e, consequentemente, descumprir com os prazos de entrega.
5 dicas para fazer um bom controle de qualidade de matéria-prima
Agora que você já sabe o que é controle de qualidade de matéria-prima e o que a falta de gestão pode ocasionar na indústria, veja 5 dicas práticas para fazer um gerenciamento altamente eficaz. Confira!
1. Tenha conhecimento sobre a origem da matéria-prima
Sempre que for comprar insumos, é importante fazer a qualificação dos fornecedores e realizar pesquisas para confirmar a origem e qualidade das matérias-primas.
Essa ação, por mais pequena que seja, pode evitar uma série de incômodos no longo prazo como, por exemplo, entrada de componentes indevidos no almoxarifado, erros na produção e desperdícios.
2. Identifique os problemas no seu estoque
A melhor forma de impedir erros e evitar a baixa qualidade nos produtos é analisar as matérias-primas antes mesmo de enviá-las à produção.
O ideal é que o controle do estoque esteja sempre em dia, de modo a identificar problemas com antecedência e a solucioná-los o mais rápido possível. Também para evitar que componentes indevidos cheguem no processo produtivo.
3. Direcione a produção de acordo com o APQP
APQP, também conhecido como Advanced Product Quality Planning ou Planejamento Avançado da Qualidade do Produto, é um trabalho que consiste em programar toda a produção, a fim de garantir processos mais eficazes.
Envolve planejar a produção, desenvolver o projeto do produto, acompanhar todas as etapas, analisar os itens prontos e identificar pontos de melhoria. Se você quer fazer um bom controle de qualidade de matéria-prima da sua empresa, direcionar os processos de acordo com o APQP pode ser uma alternativa interessante.
4. Planeje as entregas
Planejar as entregas não necessariamente ajuda no controle de qualidade de matéria-prima, mas pode impedir atrasos na produção e na insatisfação dos clientes.
Hoje o mercado está mais competitivo e o consumidor cada vez mais exigente com o que consome. E essa exigência não envolve só a qualidade dos produtos adquiridos, como também do atendimento e das entregas.
5. Invista em tecnologia para otimizar a gestão
Assim como a fabricação de produtos, o controle de qualidade da matéria-prima também envolve uma série de procedimentos.
Os profissionais responsáveis pela gestão da indústria têm a possibilidade de fazer todo o controle manualmente? Sim! Contudo, investir em tecnologia ainda é a melhor alternativa quando o assunto é otimizar o gerenciamento, minimizar erros e evitar desperdícios.
O software integrado de gestão da Useall é uma das alternativas. A ferramenta de ponta pode ajudar a sua indústria no monitoramento das equipes externas e internas. Também, auxiliar no controle dos custos, na gestão das matérias-primas e, inclusive, na análise de resultados.
Quer saber mais sobre como o ERP da Useall pode ajudar a sua indústria? Então clique aqui para saber mais detalhes sobre a solução!