Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Blog

Fique por dentro de todas as novidades sobre tecnologia, mercado e gestão.

Veja como evitar atrasos com a rastreabilidade de matéria-prima usando o sistema M2

10/05/2021 - Carolina Barreto

 

Evitar atrasos na produção e entregar produtos com qualidade são requisitos básicos para as empresas que querem se sobressair. Quando o cliente recebe um produto no tempo certo e que atende a todas as suas expectativas, a confiança dele sobre a marca cresce e ele se torna um comprador fidelizado.

 

Muitas pessoas pensam que entregar produtos com qualidade depende unicamente dos processos de armazenagem, fabricação e distribuição dos itens. Mas, na verdade, o segredo do sucesso está diretamente relacionado à escolha e ao controle das matérias-primas.

 

Você sabe de onde vêm as suas matérias-primas? Sabe quais são os riscos e os custos inesperados que a sua empresa pode sofrer pela falta de controle desses materiais? Se a resposta for não, leia o artigo!

 

O post de hoje vai mostrar a importância de conhecer a localização desses insumos, quais são os benefícios do rastreamento de matéria-prima e como o sistema M2, da Useall, ajuda na rastreabilidade.

Boa leitura!

 

 

Importância de saber de onde vem a sua matéria-prima

 

O rastreamento possibilita descobrir qual a origem de um determinado item dentro da empresa, bem como a sua espécie e localização no estoque.

 

Fazer o rastreamento de matéria-prima é extremamente importante para o sucesso da indústria porque dá mais credibilidade, segurança e qualidade à linha de produção. Não só isso, porque ajuda a certificar que todo produto finalizado cumpre com o seu propósito e é adequado para uso.

 

Não ter controle sobre os materiais pode acarretar uma série de problemas sérios, entre os principais: ter a compra de matéria comprometida, ter custos inesperados e atrasos na produção, até deixar faltar matérias-primas no armazém.

 

Uma vez que a satisfação dos clientes vai garantir a permanência da sua marca no mercado, a sua empresa não pode correr o risco de atrasar a produção e as entregas, nem contabilizar prejuízos, concorda?

 

Assim sendo, você precisa certificar que a compra das matérias-primas está sendo feita corretamente, além de realizar um bom controle sobre cada um dos itens adquiridos.

 

Benefícios da rastreabilidade de matérias-primas

 

A rastreabilidade pode impedir que a sua empresa sofra problemas no processo produtivo, uma vez que ajuda a identificar a validade dos itens e retirar as matérias-primas inadequadas para uso.

 

Mas ajudar a identificar e retirar os materiais inseguros para a produção não é a única vantagem do rastreamento. Ao acompanhar o histórico, a aplicabilidade e localidade de uma determinada matéria-prima dentro do armazém, a sua empresa pode garantir uma série de outros benefícios, como:

 

 Potencialidade na produção: o processo produtivo fica livre de problemas relacionados à falta de matérias-primas e compra indevida de insumos;

 

 

 

 

 

 

Melhora na gestão de estoque: ao identificar o histórico e a origem das suas matérias-primas, fica mais fácil para você organizar e controlar o estoque;

 

 

 

 

 

 

Credibilidade no mercado: a produção e a entrega rápida dos produtos faz com que a sua marca seja mais reconhecida e valorizada no mercado;

 

 

 

 

 

Promove a confiança do cliente: o consumidor sabe que a sua empresa só produz itens com qualidade, por isso confia e passa a comprar com mais frequência;

 

 

 

 

 

Ajuda no controle de qualidade: uma vez que adquire as matérias-primas certas e realiza uma gestão sobre os itens, a sua indústria consegue promover o controle de qualidade dos seus produtos e processos.

 

 

 

 

 

Como a tecnologia pode ajudar no rastreamento

 

Antigamente, o gestor não tinha como fazer o rastreamento das suas matérias-primas. Quando precisava localizar um item específico, tinha que pedir ajuda a um colaborador para achar o material dentro do seu estoque.

 

O problema é que esse procedimento podia demorar horas para ser concluído, ainda mais se tratando de um armazém grande. E essa demora resultava em atrasos na produção e entrega dos produtos.

 

Outro problema era que, sem um controle sobre as matérias-primas, era comum o setor de compras adquirir itens inadequados para a produção, ou que a empresa já tivesse em excesso nas prateleiras. O que, consequentemente, ocasionava custos inesperados e desnecessários.

 

Hoje a rastreabilidade de matéria-prima é mais simples graças ao apoio da tecnologia.

 

O rastreamento pode ser realizado por meio de um código numérico como, por exemplo, o de barras, e a sua empresa pode localizar qualquer item desejado em apenas poucos cliques. Basta ter um leitor e um bom software de gestão ao seu alcance.

 

O sistema de gestão M2, da Useall, oferece uma função que ajuda a rastrear exatamente de onde vem cada matéria-prima. Além disso, permite integrar todos os seus departamentos, o que ajuda a reduzir as chances do setor de compras adquirir materiais desnecessários.

 

Agora pense só nos resultados que a sua empresa pode alcançar se conseguir otimizar a produção, entregar os produtos no tempo certo e reduzir custos com a rastreabilidade. Com o sistema de gestão M2, seu negócio vai ganhar produtividade e reduzir custos desnecessários.

 

Se você gostou do tema, continue lendo o nosso blog e fique por dentro de todas as novidades sobre tecnologia, mercado e gestão!

 

Voltar