Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Blog

Fique por dentro de todas as novidades sobre tecnologia, mercado e gestão.

Planejamento Financeiro: 4 dicas de como fazer um

31/05/2022 - Carolina Barreto

 

O planejamento financeiro é uma estratégia essencial para obter maior controle das finanças, o crescimento sustentável do negócio e o destaque no mercado.

 

De acordo com matéria feita pelo Jornal Contábil com dados de uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) destacou que, por ano, milhares de empresas novas entram no mercado. Todavia, 21% delas fecham após o primeiro ano e cerca de 60% só sobrevivem por no máximo cinco anos. Entre os motivos pelos quais elas fecham, um dos principais é a falta de um bom planejamento financeiro.

 

Com isso em mente, preparamos o post para abordar tudo o que você precisa saber a respeito dessa estratégia. O que é, benefícios e dicas sobre como fazer um bom planejamento financeiro são os tópicos abordados.

 

Boa leitura!

 

O que é planejamento financeiro?

 

Pode-se definir o planejamento como a determinação dos objetivos de um empreendimento, assim como também a gestão dos meios e recursos para atingi-los. Logo, o planejamento financeiro pode ser definido como um instrumento que orienta a empresa na definição de metas e na escolha os meios necessários a fim de alcançá-las.

 

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade do Sul de Santa Catarina destaca o planejamento como “uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento e crescimento de uma organização, pois por meio dele o administrador tem real conhecimento da situação financeira da empresa.”

 

Portanto, com base no planejamento financeiro, um empreendedor pode organizar suas finanças e construir uma previsão de custos para determinado período, que pode ser trimestral, semestral ou anual.

 

Já outra pesquisa publicada na revista Ciências Empresariais, da UNIPAR, diz que a finalidade do planejamento financeiro é “assessorar o cliente na tomada de decisão e propiciar uma gestão mais eficaz.

 

Benefícios do planejamento financeiro para uma empresa

 

O planejamento financeiro é um recurso que pode oferecer alguns benefícios a uma empresa, sendo estes alguns exemplos:

 

Conhecimento da realidade financeira do negócio

 

Para realizar o planejamento financeiro, o gestor precisa fazer um diagnóstico a respeito da situação das finanças do negócio. Assim, passa a conhecer essa realidade de forma profunda e pode, com isso, pensar em soluções capazes de fazer com que a organização obtenha melhores resultados.

 

Por exemplo, só é possível definir uma meta financeira (como elevar a receita das vendas) com base em um diagnóstico prévio, que ajude o gestor a compreender melhor esse ponto.

 

Gestão eficiente do fluxo de caixa

 

O planejamento financeiro também possibilita a um empreendedor gerir de forma eficiente o fluxo de caixa do seu negócio.

 

Dessa forma, ele compreende melhor qual é o momento certo para realizar compras (matérias-primas, material de apoio etc.) e confirma se está apto a fazer novos pagamentos (fornecedores, trabalhadores etc.). Tudo isso com base na realidade financeira do negócio.

 

Redução de custos desnecessários

 

Também contribui para reduzir custos no âmbito da empresa. Ao diagnosticar o financeiro da empresa, o gestor amplia sua visão no sentido de identificar custos que são considerados desnecessários e que podem retardar seu crescimento.

 

Alguns custos que podem ser vistos como desnecessários são, por exemplo:

 

  • Custo com impressão de papel. A empresa pode, no lugar de imprimir papel, estimular os seus colaboradores a lerem relatórios, indicadores de desempenho e outros documentos no formato digital;

 

  • Custo com consumo em excesso de energia elétrica e água. Já neste caso, pode orientar os colaboradores a desligarem os equipamentos elétricos assim que saírem da sala de trabalho.

 

Eliminação e/ou redução de riscos

 

O planejamento financeiro também pode ajudar a eliminar e/ou reduzir riscos, o que colabora para que a empresa tenha um crescimento seguro.

 

De que maneira? Ao oferecer uma ampla visão a respeito da realidade financeira de um negócio, o gestor tomará decisões com base em dados sólidos. Por exemplo, se ele sabe que determinado produto tem baixo capital de giro, ou seja, é vendido de forma sazonal, então não é estratégico comprá-lo em grandes quantidades.  Por isso, o controle de estoque é tão importante.

 

Dicas sobre como fazer um bom planejamento financeiro

 

Diante do que foi apresentado, é provável que esteja curioso para saber como fazer um bom planejamento financeiro. Neste tópico, apresentamos quatro dicas valiosas. Veja:

 

 Faça o diagnóstico da situação financeira da sua empresa

 

A primeira dica e mais importante é fazer um estudo profundo a respeito da situação financeira do seu negócio. Por exemplo, saldo em caixa, dívidas existentes, dívidas não pagas com juros de mora e multas, folha de pagamento etc.

 

Com base no diagnóstico da situação financeira da empresa, é possível traçar objetivos claros, que poderão ser alcançados a curto, médio ou longo prazo.

 

 Determine objetivos claros

 

Em seguida, é preciso estabelecer objetivos claros e metas viáveis, que orientem a empresa no sentido de organizar sua situação financeira. Por exemplo:

 

Quitar as dívidas X e Y até determinado prazo;

Reduzir custos nas operações da empresa em até 25%;

Elevar o número de vendas, para que no caixa haja mais saldo.

 

Crie um plano de ação

 

Depois é preciso criar um plano de ação com a finalidade de alcançar os objetivos traçados no planejamento financeiro.

 

A título de ilustração, é importante realizar reuniões com as equipes de colaboradores com a intenção de passar orientações a respeito das atitudes que devem ser adotadas para reduzir custos.

 

 Estabeleça meios de controle do planejamento financeiro

 

Como última dica, estabeleça indicadores capazes de ajudar o gestor a ter maior controle em relação à gestão das finanças.

 

As métricas de desempenho podem ajudar o gestor a saber se o planejamento financeiro está, de fato, gerando os resultados esperados. Também o ajuda a tomar decisões visando garantir que os objetivos traçados sejam alcançados efetivamente.

 

Um sistema ERP ajuda na gestão financeira

 

Contar com um sistema ERP é fundamental para o administrador que deseja obter maior eficiência e produtividade na gestão financeira de uma empresa.

 

Essa tecnologia permite maior controle em relação ao fluxo de caixa, amplia a visão do gestor financeiro e fornece dados que auxiliam na tomada de decisão.

 

Saber o que é e conhecer os principais benefícios do planejamento financeiro é o primeiro passo para que tenha noção a respeito da importância dessa solução para garantir o crescimento sustentável da sua empresa. É uma solução que oferece,diversos benefícios, como otimização na tomada de decisão, por exemplo.

 

Se a sua empresa ainda não conta com nenhum sistema ERP, aproveite para conhecer o software financeiro Useall. Que tal fazer isso agora?

Voltar