Gestão de serviços: veja como superar as adversidades dentro do setor
24/08/2021 - Carolina Barreto
Sente que a sua empresa está desorganizada e somando prejuízos? Esse pode ser um sinal que está na hora de investir em tecnologias para controlar informações, otimizar processos e reduzir custos.
Quando falamos em serviços, geralmente as pessoas pensam que o setor não exige tanto cuidado por estar associado à mão de obra. Mas, não é assim que a coisa funciona.
Monitorar as equipes externas e internas, bem como controlar os custos dos serviços executados, por exemplo, pode ser um verdadeiro desafio se a empresa fizer tudo manualmente.
Quer saber como superar as adversidades dentro da gestão de serviços?
Então continue lendo o post para descobrir quais são os principais obstáculos dentro do setor, e como uma ferramenta tecnológica como o ERP pode simplificar a gestão de serviços.
Boa leitura!
Importância de superar os desafios do setor
Para explicarmos melhor qual a importância de superar os desafios dentro da gestão de serviços, usaremos o exemplo de uma empresa que depende exclusivamente da agilidade da mão de obra.
Os Correios é uma empresa que trabalha com o envio e entrega de correspondências no Brasil. Foi fundada em 20 de março de 1969 em Brasília, e desde então é referência quando o assunto é prestação de serviços.
Dentro dessa empresa, existe uma série de colaboradores que desempenham tarefas diariamente, entre as principais: receber as mercadorias, separar os itens por localidade e fazer as entregas.
Logo, se um dos procedimentos dentro dos Correios sofre qualquer tipo de problema como atrasos e extravios, o que geralmente ocorre? Insatisfação do cliente, certo?
Para os empreendedores, que precisam disputar muitas vezes a atenção de um mesmo consumidor, permitir que erros assim ocorram dentro da gestão de serviços pode ser trazer problemas. Afinal, a empresa pode deixar de ser competitiva e até respeitada no mercado.
A solução dos problemas internos é algo que pode impactar positivamente na qualidade do atendimento e produtividade. E sabemos que esses dois fatores são determinantes para a empresa garantir resultados positivos a longo prazo e, claro, manter os clientes satisfeitos.
Principais obstáculos na gestão de serviços
Agora que explicamos qual é a importância de superar os desafios na gestão de serviços, vamos tratar dos obstáculos que geralmente interferem na produtividade de uma empresa. Os principais são:
1. Assegurar a excelência na execução dos serviços
Como as atividades são realizadas por muitas pessoas, ao mesmo tempo, o gestor da empresa pode ter dificuldades em monitorar a execução das tarefas e assegurar que tudo é realizado corretamente.
2. Controlar os custos
Mesmo se tratando de serviços, o setor possui custos com matéria-prima, despesas de água e luz, manutenção de equipamentos, entre outros. E fazer o controle de todos esses gastos pode ser complicado se feito de forma manual.
3. Garantir uma visão ampla sobre os negócios
Geralmente, se não possui tecnologias para ajudar na gestão de serviços, o gestor pode encontrar dificuldades em garantir uma visão mais ampla e assertiva sobre todo o negócio.
4. Estabelecer e controlar processos
Para que a execução das tarefas saia como o planejado, é necessário emitir ordens de serviço, estabelecer manuais e roteiros. Não só isso, controlar os processos para identificar falhas e necessidades de melhorias. O problema é que fazer tudo isso pode ser complicado se feito apenas na ponta do lápis.
5. Acessar informações com qualidade
Outro desafio dentro do setor de serviço está associado à disponibilidade das informações. Se a empresa não possui tecnologia para controlar os dados, por exemplo, é muito provável que o gestor não consiga acessar relatórios e indicadores confiáveis para tomar boas decisões.
Como solucionar as adversidades com o apoio da tecnologia
Digamos que nessa parte do texto você percebeu que muitos dos desafios citados acima realmente existem dentro da sua empresa. A questão agora é descobrir como, exatamente, essas adversidades podem ser resolvidas facilmente.
Até pouco tempo atrás não existia um jeito fácil de superar obstáculos. Mas, hoje, existem soluções tecnológicas que oferecem recursos inovadores e ajudam a empresa sempre estar um passo à frente. Tecnologias como, por exemplo, o ERP (Enterprise Resource Planning).
O ERP permite controlar a execução de atividades e não só isso, realizar o acompanhamento e gerenciamento das informações.
Abaixo falaremos um pouco mais sobre os módulos oferecidos pelo ERP da Useall, organização preocupada em tornar as empresas mais modernas e competitivas, e como suas funcionalidades podem ajudar na gestão de serviços. Confira:
● Orçamentos: o módulo Orçamentos permite que o gestor avalie ou calcule, em poucos cliques, o custo de um serviço a ser prestado. Isso significa que a sua empresa não precisa mais demorar horas para enviar um orçamento, nem correr o risco de passar o preço errado para um cliente.
● Financeiro: o módulo Financeiro ajuda o gestor na administração de todos os gastos relacionados à gestão de serviços. Isso contribui para um controle mais amplo sobre as suas finanças, bem como na identificação de processos mais e menos dispendiosos para a empresa.
● Execução em campo: o módulo Execução em Campo pode ser utilizado pelo gestor para controlar pessoas e processos. Isso contribui para excelência na realização das atividades, uma vez que as tarefas passam a ser desempenhadas de acordo com os propósitos da empresa.
Além dos módulos Orçamentos, Financeiro e Execução em Campo, o gestor também pode acessar o ERP para emitir relatórios e analisar indicadores de desempenho em tempo real.
As informações presentes nesses documentos permitem uma visão mais ampla sobre os negócios e isso é um facilitador para a tomada de decisão segura e estratégica.
Como podemos ver, investir em uma ferramenta como o ERP é essencial para a empresa solucionar algumas adversidades dentro da gestão de serviços.
Gostou do conteúdo? Então confira nosso post “Custos de serviços: como formar um preço de venda com mais eficácia?” para simplificar a precificação dos seus serviços.