Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Blog

Fique por dentro de todas as novidades sobre tecnologia, mercado e gestão.

Como utilizar o método 5W2H na sua organização

22/04/2020 - Carolina Barreto

A ferramenta 5W2H se originou a partir de uma metodologia funcional para determinar e realizar ações. É bastante utilizada como complemento em um plano de ação, para grandes ou pequenos projetos.

Podemos considerar o método como um checklist que auxiliará no desenvolvimento de atividades específicas. Mas você sabe o significado dos caracteres 5W2H? Vamos explicar.
 

CONHEÇA O 5W2H

 


A ferramenta é composta por 7 diretrizes que precisam ser seguidas e quando bem executadas ajudam na eliminação de dúvidas que possam surgir durante a resolução dos processos. Conheça as diretrizes e o significado dos caracteres:

Ou seja, é um método que utiliza perguntas chaves e que através das respostas é possível controlar e desenvolver processos eficazes com definições claras e objetivas. É importante manter os registros das aplicações do método 5W2H.


UTILIZE ESTE MÉTODO
 

 


Seja para implantar novas ideias ou utilizar como uma ferramenta de melhoria. O 5W2H facilita os processos, bem como, ajuda de forma satisfatória no registro e planejamento de qualquer ação. Sempre que precisar controlar detalhadamente algum procedimento você poderá aplicar este método que também poderá ser utilizado para:
 

-Ações corretivas;

-Novas implantações;

-Processos de melhoria contínua;

-Planejamento estratégico.

 
Você conseguirá economizar tempo e reduzir custos, pois as ações serão mais assertivas e a execução ficará mais fácil, consequentemente irá melhorar a produtividade e diminuirá o retrabalho. Os gestores saberão o que fazer, quando, onde e de que forma.

O 5W2H pode ser aplicado em diferentes momentos, não só na sua organização, mas também na sua vida pessoal. Vamos exemplificar, imagine que você precise organizar uma festa de aniversário, com este método você conseguirá ter o controle geral da festa apenas respondendo as perguntas chave.

Agora, voltamos para a sua organização, você pode utilizar esta ferramenta em diversos momentos, por exemplo, na divulgação de um produto novo ou na implantação de um sistema. Entre as ações mais utilizadas com o método 5W2H estão:

 

-Planejamento estratégico;

-Processos do setor pessoal;

-Manutenção de equipamentos.

 

Este método pode ser considerado uma boa ferramenta de gestão da qualidade, pois facilita na execução de tarefas, além de ajudar a manter as certificações obtidas, como a ISO 9001.

5W2H pode ser utilizado juntamente com outras ferramentas da gestão da qualidade como por exemplo, o ciclo PDCA, pois através dessa união é possível tomar melhores decisões e saber de forma segura o que se deve fazer para a resolução de problemas ou como executar novos processos.

Voltar