Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Blog

Fique por dentro de todas as novidades sobre tecnologia, mercado e gestão.

PCP: o que é e como implementar na indústria?

25/10/2022 - Useall

Você já deve ter ouvido falar da sigla PCP e ter pensado: “O que é isso e por que é tão importante?

O Planejamento e Controle de Produção, também conhecido como PCP, é uma prática que possibilita que o empresário acompanhe, de perto, todas as operações da indústria. 


No mercado, garantir essa visibilidade é muito importante para melhorar a tomada de decisão e sobressair aos concorrentes. No entanto, muitas empresas não conseguem essa visão porque não implementaram o PCP ou não sabem como se beneficiar dele.


Pensando nisso, escrevemos esse artigo para desmistificar o assunto e esclarecer as principais dúvidas relacionadas ao PCP. Também para mostrar como um sistema ERP pode ajudar, na prática, o setor de Planejamento de Controle de Produção.


Esperamos que goste!

 


O que é PCP?

 


Como mencionamos, o PCP nada mais é do que uma prática que garante visibilidade sobre todas as operações industriais. 


É por meio do Planejamento e Controle de Produção (PCP) que o gestor vai manter a previsão e o controle sobre todos os recursos utilizados no processo produtivo. E, com base nesse conhecimento, tomar as decisões mais acertadas para a produção. 


Quem trabalha na indústria sabe que, para um produto chegar até o cliente, é necessário que uma série de etapas sejam concluídas. Não só isso, que todos os departamentos da empresa estejam comprometidos nos processos.


A área de compras, por exemplo, é responsável por adquirir os insumos para a fabricação dos itens. O estoque, por outro lado, assegura a distribuição correta dos materiais.


Se a empresa não possui um PCP, como ela vai garantir que essas e outras áreas estejam funcionando corretamente? E, mais, que o produto chegará com qualidade até as mãos do cliente no tempo previsto?
Para que serve o PCP e quais são os benefícios


 

O PCP serve para alinhar todas as operações na indústria e assegurar uma produção rápida e livre de erros. No entanto, para que esses objetivos sejam atingidos, é necessário que a empresa respeite quatro pilares: 

1. Programar processos; 
2. Organizar o maquinário;
3. Estabelecer prioridades;
4. Monitorar a cadeia produtiva.

 


Ao respeitar esses pilares, a empresa realmente tem sucesso na aplicação do PCP e, assim, pode alcançar os seguintes benefícios: 

 

Previsibilidade: passa a adquirir a quantidade de matéria certa, na hora certa, além de saber sua real capacidade de produção;

 

Agilidade: consegue obter mais eficiência, seja na fabricação do produto ou vendas;

 

Controle: passa a controlar a qualidade de tudo que é produzido, bem como a produtividade e performance dos colaboradores;

 

Rastreabilidade: consegue acompanhar as etapas de perto e identificar como está o status dos pedidos até a entrega ao cliente;

 

Economia: passa a reduzir desperdícios e identificar gargalos que podem gerar mais custos de produção. 

Vale mencionar que a empresa não precisa ser muito grande para adquirir os benefícios do PCP. Se aplicar algumas das diretrizes do Planejamento e Controle de Produção, até as pequenas indústrias podem organizar melhor suas operações.  

 


Passo a passo para implementar o PCP

 


A implementação do PCP não é necessariamente difícil, basta que a empresa siga algumas etapas. São elas:


1- Preveja a demanda
A empresa só consegue ter sucesso na produção quando os insumos estão disponíveis para a fabricação dos itens. Por isso, a primeira etapa consiste em prever a demanda para garantir que o estoque terá todas as matérias-primas necessárias. 


2- Verifique a capacidade de produção
Receber uma lista de pedidos é muito bom para a empresa, mas de nada vai adiantar se ela não for capaz de atender a demanda. Para evitar que as máquinas e a equipe fiquem sobrecarregadas, é preciso checar também a capacidade de produção.


3- Elabore o PAP
O PAP trata do Planejamento Agregado da Produção. Elaborar esse documento é muito importante para a empresa definir a melhor estratégia com base no volume de produção, estoques, mão de obra, entre outros. 


4- Faça a Programação Mestra da Produção
Depois de elaborar o PAP, é importante que a empresa também faça a Programação Mestra da Produção (PMP). Esse documento pode ajudar a definir os planos de produção, no curto prazo, e a direcionar os recursos de forma estratégica para suprir as demandas. 


5- Defina o PDP
O PDP é um processo de planejamento do produto para assegurar sua melhoria contínua e garantir a produção conforme a demanda. Essa etapa contribui para a empresa melhorar a gestão dos seus materiais e emitir a liberação de ordens de produção com base nas preferências do seu público.


6- Controle os processos
A última etapa de implementação do PCP consiste em acompanhar todo o processo de produção para identificar todos os gargalos, ter uma estimativa de prazos e otimizar a tomada de decisão. 

 


Como um ERP auxilia o setor de PCP

 


Como envolve uma série de etapas, a aplicação do PCP pode ser um verdadeiro desafio. Por isso, era comum que antigamente a sua implementação ocorresse apenas em grandes indústrias.


No entanto, hoje existem tecnologias como o ERP que integram informações e processos e auxiliam até as pequenas empresas a aplicarem algumas diretrizes do Planejamento e Controle de Produção.


Por meio da solução é possível acessar relatórios atualizados sobre compras, estoque e vendas. Também monitorar indicadores de desempenho que mostram a performance da produção e da equipe


A empresa também consegue usar um sistema ERP para acompanhar o status de fabricação de seus produtos, inclusive elaborar planejamentos e direcionar as tarefas com base na disponibilidade de materiais ou da equipe.


Quer saber como a tecnologia pode garantir o controle total da sua produção? Conheça o ERP Useall e descubra, na prática, todos os benefícios! 

 

 

Voltar