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Mudanças no mercado: como tornar a indústria flexível para se adaptar

12/09/2023 - Useall



Flexibilidade e agilidade são atributos essenciais para as indústrias modernas enfrentarem um ambiente de negócios altamente competitivo. Essas características possibilitam que as mesmas se adaptem rapidamente às diferentes condições do mercado, preferências dos consumidores e tendências.
 

A sua empresa possui características, como flexibilidade e agilidade?
 

Entenda no artigo porque desenvolver esses diferenciais eleva a sua empresa a outro nível!

 

 

Por que desenvolver flexibilidade e agilidade?
 

O mundo não é mais o mesmo de dez, vinte, trinta anos atrás. Cidades se desenvolveram, novos produtos foram lançados no mercado, canais de comunicação tradicionais foram substituídos, as necessidades e preferências do cliente mudaram.


As empresas que se mantêm atreladas ao passado estão em desvantagem e correm o risco de quebrarem. 


Não fossem só as mudanças bruscas entre os anos, diferentes modelos de negócio precisam acompanhar as pequenas alterações diárias, aquelas que ocorrem sem aviso prévio, mas que impactam as empresas mesmo após reestruturarem sua forma de trabalho e operações.


Com o cenário atual cada vez mais ágil, digital e conectado, é urgente a necessidade de se tornar flexível para atender todas as demandas e transformações. É preciso mais do que nunca reestruturar processos internos, pensamentos e até as próprias habilidades humanas para que também se tornem mais ágeis.

 

 

LEIA TAMBÉM | Supply Chain: o que é, benefícios e como aplicar 

 

 

Tornando a empresa ágil e flexível
 

A velocidade com que a empresa atende o cliente, fabrica e distribui seus produtos, reformula processos internos e toma decisões é o que a classifica como sendo ágil e flexível.


Para obter essa velocidade, no entanto, é preciso estratégia. Não basta só orientar os colaboradores ou ajustar as máquinas para que trabalhem mais rápido. Isso pode resultar em entregas de produtos e serviços de baixa qualidade, um atendimento ineficiente, insatisfação do consumidor e, claro, perda de espaço no mercado.


Abaixo, selecionamos “atalhos” que, ao serem integradas na estratégia de negócio e postas em prática, podem fazer a empresa obter a velocidade que o cenário empresarial atual tanto exige:

 

 


Oferecer uma cartela variada de produtos não é só uma estratégia para vender mais, mas alcançar e fidelizar um maior número de clientes. Isso não significava, no entanto, que a empresa deva fabricar ou distribuir qualquer tipo de mercadoria. Deve-se avaliar quais fazem sentido na estratégia de negócio e podem ser incluídos na lista de produção sem exigir maiores custos.


Qual o segmento da sua empresa? Quais itens têm mais demanda e saída? Qual a matéria-prima mais usada na fabricação? Que outros produtos podem ser produzidos com esse mesmo material, e podem satisfazer o cliente que já compra da marca?    

 

 


O e-commerce trouxe uma variedade de opções de produtos e serviços, mas só isso não tem sido suficiente para atender o perfil do consumidor exigente. Hoje as pessoas querem consumir aquilo que condiz com suas necessidades e preferências, indo além do itens que as empresas geralmente ofertam.


Quais são os diferenciais dos seus produtos? O que eles entregam de diferente da concorrência? Como eles ajudam o consumidor? Os itens atendem às necessidades reais do cliente? Se essas necessidades mudarem, como a empresa pretende atuar para atendê-las?

 

 


O Just-in-Time é uma técnica de produção que foca na fabricação de produtos apenas quando necessário, ou seja, no tempo certo. 


No passado, muitos métodos de produção focavam na larga escala, com a indústria fabricando grandes volumes de itens e conservando-os no estoque até serem consumidos. Isso, porém, nem sempre era favorável. Os altos custos com armazenamento, além das perdas financeiras devido às quedas de demanda, eram muito grandes.


O método de produção Just-in-Time vai contra essa metodologia, levando em consideração os pedidos que a empresa realmente possui em seu sistema em um determinado período de tempo.  

 

 

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Para acompanhar a velocidade do mercado e ser verdadeiramente ágil, empresas precisam saber o que está acontecendo no mundo afora. Esse conhecimento vai exigir dos líderes de negócio um olhar macro, voltado para o comportamento dos consumidores, tendências e o próprio mercado.


Acompanhar noticiários, monitorar Indicadores de Desempenho (KPIs), acessar pesquisas, estudar sobre modelos de negócio disruptivos e inovadores. A melhor forma de agir rapidamente a uma mudança, é saber que mudança é essa de fato, como ela vai impactar as operações de negócio, e quais medidas proativas tomar para evitar ou aproveitar os impactos.  

 

 


Não há como as empresas se tornarem mais ágeis dependendo de procedimentos manuais e ultrapassados. Aquelas que querem competir com outras marcas precisam acelerar o seu motor de partida com instrumentos, ferramentas e mecanismos que automatizam processos, proporcionam um pensamento rápido e potencializam habilidades humanas.


Existem muitas tecnologias inovadoras que podem ser aplicadas para esse fim: Inteligência Artificial, Analytics, Big Data, Robótica, Cloud Computing, IoT e ERP são apenas alguns exemplos.

 

A corrida para obter velocidade começou e milhares de indústrias já estão preparadas para sobressair nessa corrida. O que você pretende fazer pela sua empresa para que ela consiga ser flexível e ágil, e competir de igual para igual com outras grandes marcas?

 

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