Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Blog

Fique por dentro de todas as novidades sobre tecnologia, mercado e gestão.

Por que a indústria precisa investir o quanto antes em tecnologia?

12/10/2022 - Useall

Ainda que os investimentos em tecnologia estejam mais altos que na última década, muitas indústrias estão perdendo dinheiro e oportunidades ao deixar de investir na automação e integração de processos.


Uma pesquisa realizada pela CNI, Confederação Nacional da Indústria, mostra que, atualmente, 69% das indústrias brasileiras utilizam tecnologia digital no Brasil. Mas esse percentual não pode ser considerado satisfatório quando o comparamos a outros países.


A indústria da China, por exemplo, não para de investir em soluções tecnológicas e devido a isso pode se tornar a primeira economia do mundo em 2030. Os EUA, temendo esse resultado, planejam injetar bilhões de dólares em produção e áreas como inteligência artificial e computação quântica.


Mais do que nunca, as indústrias brasileiras precisam mudar a sua política industrial para competir com essas e outras potências. Inclusive para se manter atualizadas diante do avanço tecnológico.


As empresas que participaram da pesquisa da CNI, e que já utilizam tecnologia digital, apontam que a adoção das tecnologias está contribuindo muito para o bom desempenho da indústria. Houve aumento de produtividade, melhora na qualidade do produto e redução de custos. Mas não é só isso. A melhoria também beneficia a experiência do cliente.


Nesse sentido, não restam dúvidas: os 31% das indústrias brasileiras que não utilizam tecnologia precisam mudar sua percepção sobre o mercado e abraçar, de uma vez por todas, a transformação digital.

 

 

Tecnologias necessárias para a transformação

 

Quando aplicadas de forma eficaz, as tecnologias possibilitam que as empresas melhorem a tomada de decisão, fortaleçam seus relacionamentos comerciais e se preparem para o futuro.
Veja, abaixo, as três melhores tecnologias para acelerar a transformação digital:

 

 

Robótica

Existem tecnologias que se tornaram indispensáveis na rotina industrial. A principal delas é a robótica, que faz o uso de robôs para automatizar tarefas complexas que exigem altos níveis de precisão. 


Hoje, a robótica industrial pode ser aplicada para complementar a atividade de um trabalhador, por exemplo. Também, para otimizar trabalhos repetitivos e transferir peças, produtos e materiais de um espaço para outro.


A robótica também pode ser utilizada na realização de atividades que exigem cuidado e possuem alto grau de periculosidade como, por exemplo, tarefas de corte e soldagem. 


Além disso, o custo operacional é reduzido com robôs industriais, uma vez que diminui a carga de trabalho humana, melhora a qualidade de produção e processos e garante mais agilidade.

 

 


Inteligência Artificial 


Além dos robôs, não podemos esquecer da inteligência artificial (IA), que é responsável por dar vida aos sistemas automatizados. 


A união desta tecnologia junto a outros conceitos importantes como IIoT (Industrial Internet of Things), Machine Learning (Aprendizado das Máquinas) e até mesmo à robótica já mostrou ser capaz de ajudar as indústrias a coletar e analisar grande volume de dados, otimizar a elaboração de estratégias e aumentar o desempenho produtivo.

 

 


Cloud Computing


Outra tecnologia que passou a ser crucial para as indústrias do futuro é o cloud computing, também conhecido como computação em nuvem. 


As soluções que trabalham na nuvem, como é o caso do ERP Useall, permitem o armazenamento de dados e o acesso às informações em tempo real e de qualquer lugar. Isso se tornou um curinga para as indústrias aumentarem a segurança de dados, reduzir os custos e otimizar processos.

 

 

 

Como a tecnologia ajuda a otimizar processos


Até alguns anos atrás, todas as operações na indústria eram feitas manualmente. Existiam ferramentas como máquinas e computadores para ajudar o trabalho humano, mas havia também um limite até onde essas peças poderiam se encaixar.  


O homem não podia desempenhar tarefas 24 horas por dia, e mesmo que as máquinas, equipamentos e computadores pudessem ficar conectados continuamente, estes não usufruiam de inteligência para desempenhar as funções sozinhos.


Hoje, entretanto, o cenário mudou.


Usar robôs no parque fabril para realizar tarefas permitiu que as indústrias otimizem operações e diminuam o tempo de entrega de produtos e serviços. A aplicação de inteligência artificial possibilitou que a coleta e a análise de dados sejam feitas automaticamente, agilizando a tomada de decisão. E a cloud computing, com soluções em nuvem que integram departamentos e outras tecnologias, ampliou o controle sobre as finanças, pessoas e processos.


Veja todas as possibilidades que a tecnologia digital trouxe para a indústria e como a sua aplicabilidade pode impactar a experiência interna de trabalhadores, fornecedores e clientes. Os ganhos em produtividade, competitividade e resultados superam, sem dúvida, todos os investimentos.


Além dos atuais ganhos, não podemos esquecer de mencionar as possibilidades que ainda estão por vir com as tecnologias. Conforme as soluções avançam, as indústrias tendem a se tornar cada vez mais ágeis, automatizadas e inteligentes. E os resultados advindos dessas transformações podem ser muito significativos quando observamos de um panorama global.


Se chegar o tempo em que todas as indústrias brasileiras utilizem tecnologias digitais, o país certamente vai se tornar uma potência. E, com isso, pode-se esperar que os ganhos se tornem ainda mais expressivos tanto para as empresas, os trabalhadores e a economia. 


Se você quer preparar a sua empresa para o futuro e acompanhar outras grandes potências de mercado, solicite uma proposta do ERP Useall e veja, na prática, como ele pode auxiliar na gestão de indústrias e outros negócios!

 

Voltar