Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Blog

Fique por dentro de todas as novidades sobre tecnologia, mercado e gestão.

Giro de estoque: saiba calcular e como aumentar a rotatividade de itens

05/12/2023 - Useall



Sua empresa sofre com obsolescência de produtos, ou custos de armazenagem desnecessários? Pode ser que você esteja precisando aplicar o giro de estoque, técnica usada para contabilizar todas as vezes que os itens entraram e saíram do armazém!


Neste artigo explicamos o que é giro de estoque, porque ele é importante e como é feito o cálculo para definir o tempo médio de reposição de produtos. Mostramos também como um ERP pode auxiliar na aplicação da técnica. Confira! 

 


Giro de estoque: o que é?


O giro de estoque nada mais é que um procedimento usado para mensurar o nível de circulação de mercadorias dentro do armazém. A partir de cálculos, o gestor do estoque pode identificar, por exemplo:


- O tempo médio em que um item ficou parado ao longo do ano;
- Quantas vezes foi realizada a compra para reabastecer um determinado produto;
- Qual mercadoria teve mais e menos saída;
- Quais produtos estão obsoletos, gerando custos de armazenagem desnecessários.

 


Por que o giro de estoque é importante?


Imagine que a sua empresa possui um portfólio com cerca de cem produtos diferentes. Como você vai identificar quais itens realmente estão trazendo retorno financeiro, se não realizar um controle sobre todas as mercadorias que entram, transitam e saem do armazém?


O gestor que quer identificar os produtos com mais e menos saída, bem como o tempo médio de reposição, precisa acompanhar o giro de estoque e, em cima desses dados, criar ações estratégicas que ajudarão sua empresa a vender mais, ou então diminuir o tempo em que matérias-primas ficam estocadas.


Ao fazer o giro de estoque, o profissional impede, por exemplo, que a empresa sofra desperdícios devido a prazos de validade. Além disso, libere um espaço importante que pode ser preenchido com outros itens, ou ajudam a economizar com armazenamento.

 

 


LEIA TAMBÉM | Otimize a gestão da cadeia de suprimentos com 6 dicas

 

 


Como é feito o cálculo?


Para descobrir qual é a média de tempo que um produto fica estocado e precisa ser reposto, é necessário realizar um cálculo a partir das seguintes fórmulas:

 


Giro de estoque =  consumo do período
                                     média do estoque 

                                     (estoque inicial + estoque final / 2)

ou 

 

Giro de estoque =  volume de produtos movimentados
                                     valor médio do estoque 


             

Vejamos um exemplo: 


Consumo anual = 20.000
Média do estoque ao ano = 5.000
Giro do estoque = 20.000/ 5.000 = 4 giros por ano

 

 

Se a empresa trabalha com variados produtos, o ideal é fazer o cálculo utilizando os valores de compra. Por exemplo:

 

  • Estoque: R$ 7.000,00;

  • Volume de vendas ao ano: R$ 21.000,00,

  • Cálculo: 21.000,00/7.000,00 = 3 giros por ano.

É necessário considerar o valor de compra do fornecedor, não o de venda final.

 

Para descobrir o tempo médio de reposição, ou seja, o número de dias em que geralmente ocorre a movimentação do produto, deve-se pegar o número de dias no ano e dividi-lo pelo número de giros anual. Por exemplo


Tempo médio de reposição de estoque = 365 / 10 = 36,5 dias 

Ps. Caso o valor do giro de estoque seja inferior a 1, isso representa que um ou mais produtos estão obsoletos e que a empresa deve, portanto, buscar formas de aumentar a rotatividade desses itens. 

 

 


LEIA TAMBÉM | Veja 10 ferramentas que auxiliam no controle de estoque!

 

 


Dicas para aumentar a rotatividade de produtos

 

Caso a sua empresa esteja lidando com estoque obsoleto, será necessário aplicar algumas estratégias simples para aumentar a rotatividade de produtos. Abaixo, veja as principais: 

 


Atualizar o inventário
Atualmente, quais são os produtos que sua empresa tem estocado? É preciso fazer um levantamento para identificar todos os produtos que comportam o seu armazém, e manter esse inventário atualizado para facilitar a análise sobre as entradas e saídas.


Identificar os produtos com mais e menos saída
Quais são os produtos que mais sofrem movimentação? A partir do inventário, será preciso identificar os itens com mais e menos saída para assegurar que no futuro, a sua empresa adquira apenas os materiais e as mercadorias que fazem sentido à produção e venda.  


Integrar os setores de compra, vendas e estoque
Como está a troca de informação entre os setores? Para que produtos não sejam adquiridos sem necessidade, será preciso que a sua empresa integre os setores de compra, vendas e estoque. Só assim é possível assegurar a troca atualizada e instantânea das informações. 


Investir em um ERP
Qual ferramenta usar para integrar os setores? O ERP é uma tecnologia capaz de integrar pessoas, dados e departamentos em um único ecossistema. Tudo que envolve a movimentação das mercadorias pode ficar registrado dentro desse software, simplificando a troca de informação e otimizando o controle de estoque. 

 


Como um ERP pode auxiliar no giro de estoque


Além de integrar os setores de compra, venda e estoque, o ERP é uma ferramenta que pode auxiliar os gestores no giro de estoque, uma vez que mantêm todas as informações da empresa registradas no sistema.


O gestor pode acessar a solução para emitir relatórios que ajudam-no a acompanhar a movimentação das mercadorias, indicando exatamente quando ocorreram novos pedidos, solicitações de compra ou quando foram contabilizadas perdas. 

 


Esses dados podem ajudá-lo a identificar mais facilmente:


- Quais produtos é interessante manter no estoque;
- Quais itens podem ser descartados;
- Quais períodos do ano possuem mais demandas. 

 

Isso, por sua vez, contribui para que o profissional impeça compras desnecessárias, evite riscos de estoque obsoleto, e minimize despesas relacionadas ao armazenamento. Além disso, o profissional também pode usar usar KPIs que indicam o volume das movimentações. 

 


Empresas que querem melhorar o giro de estoque e, consequentemente, o controle de suas mercadorias precisam contar com ferramentas modernas. Conheça o ERP Useall e otimize de uma vez por todas seu processo de gestão de estoque!

 

Voltar