Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Blog

Fique por dentro de todas as novidades sobre tecnologia, mercado e gestão.

Como facilitar o envio à ANEEL: BMP, RIT, PAC, CAC e RCP?

04/04/2019 - Carolina Barreto

O envio de informações à ANEEL é a forma que o governo brasileiro dispõe para fiscalizar os resultados produzidos pelas concessionárias e permissionárias de geração, distribuição e transmissão de energia elétrica.

 

Os relatórios BMP, RIT, PAC, CAC e RCP* estão presentes na rotina de empresas do setor elétrico, uma vez que, para permanecerem funcionando, elas precisam estar com o envio desses relatórios alinhados, cada qual em sua periodicidade.


Certamente a tecnologia é o maior aliado quando se trata de reunir informações e criar relatórios de envio, a questão é, qual a ferramenta mais adequada para realizar este trabalho.

 

Envio facilitado pelo sistema Useall

 

Inserida no Setor Elétrico há mais de 18 anos, a Useall se desenvolveu acompanhando a evolução das legislação Aneel, adequando no software Useall os pormenores relacionados às exigências legais, ou seja, o mecanismo da inteligência Useall possui em sua origem a regra de negócio regulada pelos limites da legislação do setor elétrico.

 

Contabilidade Societária e Regulatória incorporadas nas ferramentas da Useall


A sinergia entre os processos garante que a contabilização seja realizada exatamente conforme exige o Manual de Contabilidade do Setor Elétrico, facilitando o envio das obrigações regulatórias como BMP, RIT, PAC, CAC e RCP.

 

Por ser no mesmo ambiente e totalmente integrado, a contabilização é gerada a partir das movimentações no ERP, gerando informações mais consolidadas e fáceis de serem auditadas e conciliadas.

 

Em paralelo à contabilidade regulatória, automaticamente é controlada e formada a contabilidade societária, conforme a exigência das normas internacionais.

 

Organize sua gestão com quem entende do assunto

 

A família Useall composta por especialistas, técnicos e soluções segmentadas certamente está preparada para otimizar seus processos de adequação às exigências do MCSE – Manual de Contabilidade do Setor Elétrico.

 

Mais do que apenas organizar informações necessárias para uma prestação de contas, que é o caso dos relatórios mencionados aqui, o sistema Useall é capaz de administrar as diversas áreas da sua Transmissora de Energia Elétrica, integrando setores, pessoas e processos em uma única ferramenta com um único fim, fazer uma gestão eficiente e segura.

 

O que fazer para conhecer melhor essas soluções?

 

Para saber mais sobre as Soluções da Useall ou quem sabe solicitar uma demonstração a nossa equipe, basta acessar nosso site ou enviar um email para nossa equipe: transmissao@useall.com.br

 

Certamente vai ser uma honra conversar com você e entender exatamente o que você precisa para evoluir.

 


*SIGLAS

- BMP - Balancete Mensal Padronizado

- RIT - Relatório de Informações Trimestrais

- PAC - Prestação Anual de Contas

- CAC - Aplicação Composição Acionária

- RCP -  Relatório de Controle Patrimonial


 

LEIA TAMBÉM:

Matriz SWOT para gestores de Transmissoras de Energia Elétrica

A troca de sistema de gestão traz impactos às Transmissoras

 

Voltar