Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Blog

Fique por dentro de todas as novidades sobre tecnologia, mercado e gestão.

Quer melhorar os resultados da indústria? Saiba aplicar uma gestão de alta performance!

27/09/2022 - Useall

Quando falamos em sucesso de negócio, qual é a primeira coisa que você pensa? 
É comum as pessoas acharem que aumentar o volume de vendas e a captação de clientes são os únicos fatores responsáveis pelo sucesso de uma companhia. Mas, será que é verdade? 


Não!


O ponto chave para o sucesso de um negócio está concentrado mais na gestão, que consequentemente traz o aumento das vendas, captação de clientes e outros benefícios, do que em qualquer outra coisa. 


Atualmente, existe um termo que tem despertado o interesse de muitos empresários por se tratar de um novo modelo de gestão para indústria: gestão de alta performance. Já ouviu falar?


Neste artigo explicamos do que se trata esse gerenciamento, por que aplicá-lo é importante e como a empresa pode melhorar a sua performance, por meio desse modelo. Também mostramos dicas para o gestor realizar esse controle e como aumentar a eficiência na gestão com tecnologia.


Boa leitura!

 


O que é gestão de alta performance?


 

A gestão tradicional é uma prática que visa melhorar o controle sobre processos, recursos e pessoas. Seu principal objetivo é assegurar que as metas sejam alcançadas e que tudo na empresa esteja funcionando corretamente.


A gestão de alta performance vai um pouco mais além da gestão tradicional. Envolve a combinação de metodologias, ferramentas e treinamentos para melhorar o desempenho dos colaboradores e, assim, superar as expectativas.


Se formos apontar a diferença entre as duas modalidades, podemos dizer que a gestão tradicional foca mais no resultado final (meta), enquanto a gestão de alta performance foca nas pessoas responsáveis pelo alcance das metas. 


Veja um exemplo:


Digamos que uma indústria tem como objetivo aumentar a produção em 50%. Na gestão tradicional, o profissional responsável pela gestão vai organizar todos os processos, recursos e pessoas de modo a atingir essa meta.


Na gestão de alta performance, o profissional analisará quais ações precisam ser colocadas em prática para aumentar a eficiência na gestão e a capacidade produtiva da sua equipe. E, com isso, alcançar um resultado superior ao esperado. 

 


Por que aplicar uma gestão de alta performance na empresa?


Definir metas e alcançá-las é muito gratificante, sem dúvida, mas ao mesmo tempo traz aquela sensação de comodidade, que impede qualquer empresa de ir um passo além.


Não é mais novidade que o mercado está mudando e que a cada dia que passa surgem negócios mais inovadores e competitivos. Por que, então, a empresa vai querer correr o risco de se acomodar e perder espaço?


Para competir com outras grandes marcas, é necessário investir na melhoria constante de processos e pessoas. Caso contrário, pode ser difícil para qualquer empresa acompanhar a transformação do mercado, garantir mais capacidade produtiva e alcançar resultados satisfatórios.


Algumas das principais características da gestão de alta performance se concentram em: ter equipes mais produtivas, manter o aumento exponencial de resultados e promover maior qualidade dos produtos ou serviços. 


Como a empresa pode esperar alcançar isso se continuar acomodada e deixar de investir no seu próprio time interno? Ela simplesmente não vai conseguir…

 


Dicas para aplicar a gestão de alta performance


Como envolve uma mentalidade estratégica sobre processos e pessoas, pode ser que os gestores tradicionais fiquem em dúvida sobre como aplicar esse modelo de gestão para a indústria. Por isso, abaixo preparamos algumas dicas simples que podem ajudar. Confira!

 


 Preocupe-se em montar uma boa equipe 
Ter uma equipe que acompanha o culture code da empresa e não mede esforços para entregar resultados é muito mais importante para o sucesso da companhia do que ter vários colaboradores despreparados e com propósitos diferentes.


Se você quer aplicar a gestão de alta performance e beneficiar a empresa, a primeira coisa a fazer é montar uma equipe que saiba trabalhar em conjunto e que possua skills, conhecimentos e experiências que se completam. 

 


 Seja um líder capaz de aproveitar as habilidades de cada colaborador
De nada adianta ter um time com experiência, conhecimento e habilidades e não saber utilizar o potencial de cada colaborador corretamente. 


Na gestão de alta performance, o líder precisa saber quais são as qualidades de cada integrante e, principalmente, como essas skills podem ser usadas para a conquista de resultados.  

 


 Vá além da meta
Ter metas é importante? Sim! Mas, não fique preso a elas. Quando puder, instrua os colaboradores e lidere as equipes para que desempenhem suas funções da melhor forma possível. Desse modo, superar os objetivos ficará mais fácil, uma vez que será apenas uma consequência dos esforços de todos.   

 


 Saiba delegar tarefas e dividir responsabilidades
Cada colaborador é único e possui habilidades distintas. Portanto, saber delegar as tarefas e dividir as responsabilidades de forma estratégica, para todos esses integrantes, é outra dica valiosa para você aplicar a gestão de alta performance e alcançar resultados realmente satisfatórios. 

 


 Invista em treinamento e capacitação
Não é porque um funcionário é formado, possui experiência e conhecimento técnico que ele não pode se aprimorar e melhorar ainda mais a sua performance. 


A vantagem da mente humana é que as pessoas podem aprender algo novo constantemente. Então, invista em treinamento e capacitação para que os colaboradores consigam adquirir mais skills e contribuam ainda mais para a empresa. 

 


 Crie uma cultura de feedback
Como um integrante do time melhorará o seu desempenho se não souber quais são os erros e acertos que está cometendo? 


Criar uma cultura de feedback é outra dica extremamente importante para a gestão de alta performance porque, além da prática manter as pessoas engajadas, pode ajudar o líder a aprimorar os pontos fortes e fracos de cada colaborador.

 


 Aposte em novas tecnologias
Como você avalia o desempenho da equipe? De que forma se comunica, direciona as atividades e controla todos os processos? 


Ficar só no lápis e papel não é a melhor alternativa para aplicar uma gestão de alta performance. Como líder, você precisa investir em ferramentas inovadoras que simplificam a comunicação interna, otimizam o controle e ajudam a reduzir a incidência de erros.


E por falar em ferramentas inovadoras, você já conhece o ERP da Useall? Com ele você pode aumentar a eficiência na gestão da sua indústria, entre outros negócios!

 

 

Voltar