Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Blog

Fique por dentro de todas as novidades sobre tecnologia, mercado e gestão.

Decisões baseadas em dados: uma visão data driven do mercado

13/12/2022 - Useall

 

A tomada de decisão com base em dados é discutida diariamente nas empresas. Isso se deve ao crescimento da cultura data driven, que incentiva o uso de métricas coletadas, a fim de gerar insights inovadores no mercado.


Mas, embora muitos empresários enfatizem a importância de usar ferramentas para visualização de dados, poucas empresas sabem realmente manipular as informações. Ou seja, o conselho é bom, porém não é praticado corretamente. 


Diante desse cenário, vemos muitos empresários tomando decisões baseadas em suposições. E acredite, a falta de dados tratados, processados e manuseados corretamente é um problema tão sério que pode levar uma empresa à falência.


Por isso, se você ainda não sabe como usar os dados a favor do seu negócio, veja neste artigo a importância de coletar, armazenar e manusear as informações. Também, quais ferramentas estão disponíveis para garantir uma visualização inteligente dos dados, entre outros tópicos importantes.


Boa leitura!

 


VEJA TAMBÉM | Por que a indústria precisa investir em tecnologia?

 


Primeiramente, para que servem os dados?


O conceito de dados está ligado à coleta e ao registro de informações. Esses valores atribuídos podem ser numéricos ou não, a depender do que foi armazenado pelo sistema.


A função dos dados é bastante útil, tendo em vista que as pessoas precisam elaborar estratégias e tomar decisões baseadas em informações reais, não em teorias e suposições.


No mercado empresarial, quanto mais canais o empresário tiver, maiores são as chances de coletar dados de qualidade que o ajudem a tomar decisões mais assertivas.


Por exemplo, se no dashboard de uma loja de bicicletas aparecer que os modelos na cor roxa vendem 70% a mais que os modelos na cor amarela, o gestor responsável pela loja pode usar essa informação para investir na compra de mais bicicletas roxas, e orientar os seus vendedores sobre as preferências dos clientes.


Por que as decisões precisam ser baseadas em dados?

 


O mercado bate na tecla que decisões baseadas em dados são mais inteligentes. De fato, essa hipótese foi digerida por profissionais de diversas áreas e têm sido aplicada nos negócios brasileiros.


Existem alguns fatores que realmente comprovam essa teoria, que são:


Menor número de erros


Quando os empresários decidem coletar informações e usá-las ao seu favor, é percebido que o número de erros em processos e ações estratégicas diminui.


Imagine uma loja de doces, onde os profissionais de dados perceberam que balas são mais vendidas que chocolates. Com esse número, o gestor pode decidir ampliar o catálogo de produtos, trazer outros sabores de balas e garantir um aumento mais significativo nos lucros. Ou seja, a decisão realmente teve embasamento.


Impessoalidade nas escolhas


Um problema enorme no mercado corporativo é a pessoalidade. Sim, sabemos que as empresas precisam ter a sua própria identidade, mas isso não significa que a tomada de decisões deve ser baseada no que os sócios ou os integrantes do time acham.


Portanto, para exigir consenso e a melhor decisão a ser tomada, o ideal é que a coleta e a análise de dados sejam priorizadas ao invés de cargos ou a autoridade de alguém na empresa.


Mesmo que algumas opiniões coincidam com os dados, isso não significa que um determinado profissional está sempre certo. Mas as informações coletadas são inquestionáveis.


Métricas reais 


Os dados trazem informações reais, que foram coletadas durante um determinado período e comprovadas através de diferentes canais. 


Quando as decisões são tomadas a partir de hipóteses, a chance disso resultar um erro é muito grande. No entanto, com os números isso não ocorre. As métricas são reais e só comprovam a realidade dos negócios. 

 


LEIA TAMBÉM | Últimas tendências em gestão empresarial

 


Quais ferramentas ajudam na visualização de dados?


Antes de chegar a um dashboard, os profissionais da área de TI precisam coletar, tratar e armazenar as informações, e só depois disponibilizar os dados para visualização e análise. 


Se você está procurando uma ferramenta que ajuda na visualização de dados, veja algumas sugestões:

Power BI: ideal para quem procura criar dashboards interativos e com inúmeras opções de gráficos. É indicado para pessoas com conhecimentos intermediários a avançados.


Tableau: para quem procura criar dashboards simples, porém interativos. É ótimo para profissionais que possuem um conhecimento básico ou intermediário em dados.


Google Studio: para quem procurar criar dashboards com informações do Google. É indicado para pessoas com conhecimentos básicos a intermediários.


ERP: ferramenta que integra todas as informações em um único local. É ideal para todos os perfis profissionais porque é fácil e intuitiva, e entrega todas as funcionalidades necessárias para uma boa análise de dados.

O ERP da Useall possui recursos excelentes que podem ajudar a sua empresa a acelerar a coleta, o armazenamento e o manuseio dos dados. Não só isso, simplificar a visualização das informações e contribuir para uma tomada de decisão mais ágil e estratégica. 


Se você ficou interessado, clique aqui para saber mais detalhes sobre a solução

 

 

Voltar