Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Blog

Fique por dentro de todas as novidades sobre tecnologia, mercado e gestão.

Matriz SWOT para gestores de Transmissoras de Energia Elétrica

19/04/2019 - Carolina Barreto

Você ocupa um cargo na área de gestão de Transmissora de Energia Elétrica? Conhece as ferramentas que podem melhorar as ações na sua organização ou até mesmo na sua liderança? 

 

Neste artigo vamos apresentar uma ferramenta simples de aplicar, a Matriz SWOT, bastante utilizada para tomada de decisões mais assertivas, afinal, sua organização precisa ter confiança no que está decidindo para ir em busca de melhores resultados.


 
Este conteúdo ajudará você na execução do planejamento além de ser uma boa alternativa para complementar as ações que já estão em andamento. Mas enfim, você sabe o que é e como aplicar essa ferramenta? Continue a leitura e saiba mais!


 O QUE SIGNIFICA SWOT?
 
A Matriz SWOT, criada por Kenneth Andrews e Roland Christensen, vem das iniciais de Forças (Strengths), Fraquezas (Weakness), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats). [BAIXAR MODELO AGORA]

 

 

É importante compreender quais são e como gerenciar os pontos externos e internos. Os fatores internos podem ser encontrados nas Forças e Fraquezas, o gestor ao encontrar esses pontos, consegue trabalhar esses itens dentro da organização. Já os fatores externos estão nas Oportunidades e Ameaças, apesar de serem independentes das estratégias do gestor, criam modos para aproveitar as oportunidades e reduzir riscos e perdas.


PARA QUE SERVE? VANTAGENS
 
A matriz pode ser utilizada para realizar e complementar diversas análises e planejamentos, isso porque com ela é possível identificar os fatores positivos ou negativos de qualquer objetivo estudado. Ou seja, você pode aplicar essa matriz tanto para medir seu setor, quanto sua liderança, como a Transmissora em geral.

 

 

Durante a pesquisa e análise das respostas, você abre a mente sobre sua situação atual, e isso é muito válido na criação de novas estratégias e aperfeiçoamento de seus processos.

 

Agora você já sabe o que é, onde surgiu, o que significa as siglas e alguns benefícios, chegou a hora de construir sua matriz. Montamos um passo a passo para você criar sua, mas antes, clique e baixe a matriz em seu computador para que o passo a passo abaixo faça mais sentido para você:
 

         
   

UM EXEMPLO PARA AJUDAR VOCÊ!

Digamos que você esteja enfrentando uma série de problemas em sua transmissora na hora de gerar relatórios para a ANEEL. Todas as áreas envolvidas vivem uma tensão na hora de fornecer os dados corretos e atualizados para envio à Agência reguladora. Aplicando a Swot, percebeu-se que um dos pontos fracos é o fato de cada área da empresa utilizar um sistema diferente para sua gestão, ou seja, cada setor possuia uma metodologia diferente de trabalho, sem integração e sem rastreabilidade de dados. As pessoas encontravam dificuldades na hora de automatizar os processos e reunir informações para envio dos dados à ANEEL e nunca conseguiam realizar o trabalho com independência.

A partir dessa fraqueza, a empresa cogitou a possibilidade de trocar os softwares de gestão. O Desafio agora então é encontrar um fornecedor que ofereça integração entre a gestão de todas as áreas e uma tecnologia que atenda à ANEEL. 

Você percebeu como a identificação de uma fraqueza foi capaz de encontrar uma ótima oportunidade de modernizar toda a parte tecnológica da sua empresa? Este é o principal objetivo da Matriz Swot, abrir porta para melhorias na organização.

   
         

 
TERMINEI A MATRIZ E AGORA? COMO APLICAR?

 

 
Acabou de preencher a matriz? Agora é hora de agir! Você deve analisar as possíveis opções de mudanças para cada quadrante, ou seja, chegou a hora de criar estratégias em busca de crescimento empresarial ou fortalecimento do seu negócio.


Vamos à prática, com essa análise em mãos, você tem o objetivo de aumentar os pontos positivos e diminuir os negativos. Você pode cruzar os quadrantes a fim de criar estratégias eficazes, vamos aos exemplos:

 

- Você pode utilizar esses quadrantes juntos com o intuito de aumentar as oportunidades já existentes em um ambiente externo.

- Você sabe quais são os pontos fortes da sua Transmissora que ajudam a diminuir as ameaças externas?

- O que você pode fazer para diminuir os pontos fracos da sua empresa através das oportunidades externas?

- Você sabe como eliminar as fraquezas e diminuir as ameaças externas? Se uma das suas fraquezas e ameaças for a capacitação de profissionais, você sabe o que fazer para reduzir esse problema, por exemplo?

 

Como já dizia o estrategista e filósofo chinês, Sun Tzu: “Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças.”

 

Aplique a matriz SWOT com sua equipe, e conte-nos quais foram os seus resultados. 

 


 
 

Voltar