ERP: como escolher o melhor para a empresa?
03/10/2023 - Useall
O ERP é uma das ferramentas mais populares da atualidade, e existe um porquê disso: ele é capaz de proporcionar um ecossistema único para empresas executarem suas operações e integrarem diferentes pessoas, departamentos e dados.
Segundo analistas, a indústria de ERP deve atingir o valor de US$ 101,1 bilhões bilhões até 2025. Embora esse número seja impressionante, não podemos deixar de reconhecer o seguinte ponto: implementar a tecnologia não é fácil e possui desafios.
Reestruturar a cultura organizacional para a inovação, quebrar a resistência interna, preparar a equipe para usar a tecnologia e escolher um ERP capaz de atender as necessidades reais de negócio são os desafios mais comuns.
No artigo abaixo mostramos como é possível superar todas essas barreiras, dando dicas simples para escolher uma ferramenta moderna, ágil e de fácil aplicabilidade. Boa leitura!
O que é um ERP?
O ERP ou Enterprise Resource Planning nada mais é que um sistema de gestão integrado que concentra pessoas, departamentos e dados em um só lugar.
Isso significa que, em vez de investir em diferentes tipos de softwares para cada setor específico, a empresa pode simplesmente adotar um ERP e passar a realizar e gerenciar todas as operações de negócio em um único ambiente.
Por que escolher um bom ERP é importante?
Com a empresa querendo atuar em um ecossistema único, ela precisa assegurar que esse ambiente será capaz de atender às necessidades de seus usuários.
O departamento fiscal, por exemplo, possui uma rotina diferente do setor de compras. A área de estoque não possui as mesmas operações que o setor financeiro.
Para assegurar que todas as áreas da empresa serão favorecidas pelo uso da solução, líderes precisam selecionar uma ferramenta que seja completa e robusta. A falta de módulos e funcionalidades é algo que pode impactar uma ou mais áreas em algum momento.
Como escolher um bom ERP?
Escolher um bom ERP não é difícil, mas, visto que existem muitos softwares diferentes disponíveis no mercado, os líderes precisam ficar atentos e acompanhar as dicas que preparamos:
Quais são as prioridades da empresa?
Cada modelo de negócio possui uma rotina única e, consequentemente, prioridades. A empresa “x” pode ter gargalos nas operações de estoque, por exemplo, enquanto a empresa “y” enfrenta dificuldades no setor financeiro.
A primeira coisa a fazer, nesse caso, é identificar quais são as prioridades da empresa para saber o que precisa ser resolvido e o que a tecnologia precisa oferecer para ajudar nessa resolução.
Quantas pessoas farão uso da ferramenta?
Empresas de grande porte possuem uma equipe muito maior que pequenas e médias empresas, por isso é importante também avaliar o número de pessoas que terão acesso à tecnologia e que usarão as funcionalidades regularmente.
Para suportar um grande volume de acessos, a tecnologia precisa ser robusta e ter capacidade de atender em larga escala. Escolher uma ferramenta incapaz disso pode gerar problemas futuros de uso e aplicabilidade.
A solução é fácil de usar?
Muito da resistência interna está relacionada à dificuldade de usar e se adaptar à solução. Os usuários querem um sistema que seja simples, fácil e intuitivo, e que realmente agilize os trabalhos em vez de atrapalhar a rotina.
Sistemas complexos, além de gerar confusão, podem frustrar os colaboradores e ocasionar perda de produtividade. Priorize uma ferramenta que, embora ofereça uma gama de recursos, não possui um design e uma arquitetura complicada.
Quanto tempo leva para fazer a implementação?
Migrar para novas tecnologias requer tempo, exigindo muitas vezes que a empresa paralise suas atividades por dias. Nos dias atuais, interromper o fluxo de trabalhos pode acarretar prejuízos imensos, por isso é importante que os líderes avaliem, também, qual o tempo máximo para implementação.
A tecnologia precisa oferecer agilidade já no primeiro contato, do contrário, esse pode ser um indicador que a solução não é tão rápida e capaz quanto a sua empresa precisa.
Quais recursos o sistema oferece?
Como mencionado acima, um bom ERP precisa ser capaz de atender todas às necessidades da empresa, e não apenas entregar funcionalidades que beneficiem um ou dois setores.
Módulos para gestão administrativa, comercial e corporativa, recursos para gestão de produção e estoque, funcionalidades para gestão financeira e contábil, módulos para gestão de serviços. Esses são apenas alguns exemplos que precisam compor a solução.
O ERP vale o preço?
É preciso também avaliar se o investimento valerá o preço, garantindo retornos expressivos em produtividade e eficiência. Se o valor do software for muito alto e trouxer pouco ou quase nenhum retorno, a empresa poderá coletar prejuízos no médio e longo prazo. E muito provavelmente estará desperdiçando um dinheiro importante que poderia ser aplicado em outra estratégia.
O sistema conseguirá acompanhar o crescimento da empresa?
É natural que o modelo de negócio evolua gradualmente, com a empresa recebendo mais pedidos e solicitações de clientes. Por isso, outra dica que não pode ser desconsiderada é a capacidade do sistema acompanhar essa evolução e suprir as necessidades reais.
O ERP Useall foi desenvolvido para indústrias, distribuidoras e revendas, além de empresas prestadoras de serviços de manutenção e instalação, gerenciarem todas suas operações. Suas funcionalidades incluem gestão de compras e vendas, gestão financeira, controle de estoque, controle de produção, e gestão de serviços.
Empresas que investem no ERP Useall são capazes de alcançar o topo, uma vez que têm acesso à:
• Dashboards e relatórios personalizados para acompanhamento de dados em tempo real;
• Sistema web, com atualizações e backups automáticos, sem necessidade de instalação;
• Centralização de dados
• Recursos de comunicação interna como e-mail, agenda, chat on-line, armazenamento de documentos, grupo de discussão etc.;
• Relatórios personalizados
• Suporte humanizado on-line e pelo telefone;
• Custo ZERO com backup;
Mais de mil clientes utilizam as soluções Useall. São mais de cinquenta mil usuários espalhados em território nacional. A equipe Useall conta com mais de trezentos colaboradores envolvidos na construção das ferramentas.
Escolher o melhor ERP não precisa ser uma tarefa difícil. Conheça mais detalhes sobre ERP Useall e desvende todo o potencial da solução!