Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Blog

Fique por dentro de todas as novidades sobre tecnologia, mercado e gestão.

Controle de produção inovador para Indústria de Alimentos

20/11/2020 - Useall

A produção de alimentos eficiente é uma constante preocupação para a indústria. Ao trabalhar com esse mercado é preciso lidar com produtos perecíveis e que possuem uma data de validade curta.

 

Dessa maneira, o setor alimentício precisa incluir soluções tecnológicas que impulsionam a produtividade e garantam uma melhor formação de preço. Veja no artigo a seguir os benefícios e a importância dessa atualização.

 

Indústria 4.0: a produção de alimentos na era tecnológica

 

A realidade da indústria 4.0 já está presente nas empresas desde pelo menos 2011. Seu conceito integra o que há de mais tecnológico nas soluções digitais. Como consequência — e por se tratar de um dos setores mais importantes para a economia brasileira — a indústria alimentícia não poderia ficar de fora dessa atualização.

 

A absorção de novas tecnologias deu a esse setor a oportunidade de realizar uma melhor gestão do lote de produtos e sua validade, sempre considerando os alimentos que estão mais próximos do vencimento.

 

Um artigo desenvolvido por especialistas em engenharia de produção da Universidade Federal de Goiás traz a público a necessidade do uso das tecnologias como uma maneira de conseguir alimentar a população mundial. 

 

Essa possibilidade se tornou real mediante o uso de tecnologias impulsionadas pela agricultura 4.0, presente dentro deste conceito de quarta revolução industrial.

 

Entre os sistemas disponíveis para o segmento, estão:

 

Tecnologia na nuvem: faz com que você perca menos tempo em subir informações e dados em diversas planilhas do Excel que não contam com a devida segurança. Dessa maneira, ao utilizar esse recurso, você poderá compartilhar os dados de maneira simples e rápida com outros colaboradores da empresa de qualquer lugar, além de poder contar com o arquivamento de documentos importantes em um único repositório. A rotina acaba ficando mais produtiva e a gestão consegue retomar o poder de tomada de decisões importantes que irão gerar um impacto significativo no setor financeiro e administrativo.

 

Rastreabilidade: esse recurso tem como objetivo simplificar o acesso a dados importantes de um determinado produto. Por meio dele é possível checar a qualidade, validade e quantidade em estoque de um determinado lote de produtos. Essa tecnologia pode ser utilizada a partir de recursos disponíveis em dispositivos móveis, como é o caso do QRCode, dando uma melhor visibilidade em processos logísticos.

 

Raio X: o Raio X é um importante aliado para a verificação mais eficiente de fragmentos como vidro, plástico, metal e até fio de cabelo presente nas embalagens dos alimentos. Com essa detecção prévia é possível garantir para o seu cliente que ele está investindo em um produto que respeita o mais alto padrão de segurança alimentar.

 

Embalagens: as embalagens também receberam uma atualização tecnológica importante. Ao utilizar a impressão 3D para a produção, ela consegue verificar os danos em um alimento mudando de cor. Outro recurso importante presente na tecnologia das embalagens é a sua capacidade de absorção de substâncias que afetam a validade desse alimento, interrompendo sua degradação.

 

Big Data: devido a sua capacidade de armazenar um grande volume de dados das mais variadas fontes, o Big Data se tornou o principal aliado das empresas nos últimos anos. Na indústria alimentícia, esse recurso pode auxiliar os setores a corrigirem falhas que impactam na qualidade do produto e no preço das mercadorias.

 

 

Validade e preço de mercadorias

 

Para que seja possível obter uma boa qualidade nos produtos alimentícios é preciso estar atento à validade dessa mercadoria e o impacto da formação de preço da mesma.

 

Sendo assim, é ideal que você saiba realizar uma boa gestão de estoque, realizando a armazenagem adequada. Essa estratégia deve conter os métodos de valoração FIFO (First In, First Out) e FEFO (First Expire, First Out).

 

Com a utilização de um ERP no PCP (Controle da produção) essas metodologias conseguem ser realizadas de maneira mais simples, dando a oportunidade de evitar a perda de alimentos e o alto custo de manutenção desses itens no estoque quando não há possibilidades de venda.

 

A perda de alimentos é uma das grandes preocupações da indústria alimentícia. Segundo os dados levantados pela pesquisa do World Resources Institute, o Brasil perde cerca de 15 milhões de toneladas de alimento por ano.

 

Dentro dessa estimativa, 50% são perdidos durante os processos logísticos de distribuição. Uma das causas mais frequentemente para a porcentagem elevada é a falta de processos mais automatizados das empresas envolvidas.

 

 

 

Benefícios da utilização de um sistema PCP para linha de produção de alimentos

 

Além de contar com a diminuição da perda de mercadorias como um grande benefício, a solução tecnológica também conta com outras vantagens. Entre elas se destacam:

 

1 - Aumento significativo da margem de lucros

Com a diminuição do tempo gasto em retrabalhos nos antigos processos manuais uma indústria de alimentos consegue obter um ganho de produtividade que pode impactar diretamente na margem de lucros. Isso se deve ao fato de que, com os colaboradores mais atentos, e com o sistema oferecendo uma maior segurança de dados, os principais riscos são minimizados e a empresa volta a ter ganhos.

 

2 - Redução de custos

A era da tecnologia também possibilitou o emprego de máquinas, o que gerou um maior apoio aos funcionários e reduziu o custo com materiais e desperdícios.

 

 

3 - Controle da produção e controle de qualidade

Com a automatização dos processos sua empresa consegue ter acesso total ao controle da produção de alimentos - PCP, verificando também todas as informações necessárias de cada etapa dessa cadeia. Já no controle de qualidade a implementação do ERP faz com que a fiscalização seja mais assertiva, melhorando controles importantes que estão envolvidos na qualidade dos alimentos. Entre os mais comuns estão o controle de temperatura e pressão, que são essenciais para manter o sabor e os demais padrões elevados de qualidade do alimento.

 

4 - Melhor planejamento

A partir da utilização de um sistema ERP é possível compreender melhor o que dá certo e errado dentro dos processos de produção. Dessa forma, a empresa consegue se organizar melhor e desenvolve um planejamento de baixo risco. As melhorias trazidas pela indústria 4.0 para o segmento de alimentos impactam diretamente no relacionamento do consumidor final com o produto. Com a implementação do sistema ERP específico para esse tipo de indústria é possível oferecer uma melhor qualidade e segurança alimentar.

 

 

Saiba mais sobre como as soluções Useall podem impactar positivamente a gestão da sua empresa, principalmente no que diz respeito ao setor financeiro e administrativo. Entre em contato conosco!

Voltar