Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Blog

Fique por dentro de todas as novidades sobre tecnologia, mercado e gestão.

Como aumentar sua competitividade usando a tecnologia?

14/09/2020 - Alexandre Soriano Neto

Vivemos uma época de baixo ou nenhum crescimento econômico para alguns segmentos do mercado. As incertezas têm atravessado o ano de 2020 desde Março quando a quarentena iniciou, "recalculando a rota" dos planejamentos estratégicos idealizados no ano anterior.

 

Como o crescimento para muitos não chegou, principalmente por causa deste contexto pandêmico que vivemos, é hora do empresário “arrumar a casa”, rever os planos de investimento, de receitas e principalmente de custos.

 

COMO ARRUMAR A CASA?

 

 

Uma maneira eficiente de se fazer isso é automatizando processos de registros administrativos e operacionais.

 

Já estamos no meio do semestre de 2020 e ainda há empresas com alto índice de operações manuais nos processos administrativos, financeiros, planejamento e controle de produção.

 

O caminho mais curto entre o atual problema e a solução é poder contar com um sistema financeiro que faça o faturamento automático de contratos (emissão de boletos, NFS-e (Nota Fiscal de Serviço Eletrônica) e faturas com apenas um comando ou nenhum, apenas uma programação conforme definido em contrato).

 

TUDO DIFERENTE NO SEU DIA A DIA

 

Já pensou também na possibilidade de sua empresa poder contar com um emissor de NF que num só comando emite a NF (Nota Fiscal), envia um e-mail ao cliente com um arquivo PDF, um XML e uma mensagem personalizada?

 

E a possibilidade do seu vendedor na rua consultar estoque, preços e realizar pedidos? Tudo isso sem trocar um telefonema, WhatsApp nem e-mail, tudo via sistema.

 

Outra vantagem é de ter um sistema para planejamento de compras, por exemplo, é fazer a detecção de necessidade de compras de forma automática e num único comando apurar tudo o que precisa ser comprado por fornecedor, por período levando em consideração a sua carteira de pedidos, seu estoque ou analisando seu histórico de consumo.

 

TEMPO DE QUALIDADE SOB O SEU CONTROLE

 

 

Imagine quanto tempo seria reduzido apenas nestas operações. Converta o tempo em ganho financeiro, considerando o custo / hora de cada operação e a soma de todas elas. Talvez esteja aí uma saída para redução de custos com aumento da produtividade.

 

A aquisição de um Sistema ERP deve levar em consideração principalmente a relação custo x benefício, ou seja, deve ser encarada como um investimento.

 

Quando se fala em automação de processos, devem ser colocados na ponta do lápis os custos operacionais atuais somado ao custo do risco de se realizar uma operação errada. Um boleto não enviado, um planejamento de compras feito fora do lead time, um planejamento de produção feito fora do tempo hábil de produção e entrega para o cliente, pode aumentar em várias vezes o custo operacional da empresa, sem falar naqueles clientes que cobram multas contratuais por paradas de produção por desabastecimento.

 

A solução está bem perto de você. Planeje-se, pesquise a melhor solução e leve sua empresa a um novo nível de gestão administrativa e financeira.

 

Voltar