Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Blog

Fique por dentro de todas as novidades sobre tecnologia, mercado e gestão.

Carga de forno: como calcular e ter aumento de eficiência?

20/10/2020 - Useall

O processo produtivo de uma empresa de fundição consiste, basicamente, de vários fornos com capacidades distintas e linhas de moldagem diferentes. 

 

Para aumentar a eficiência da produção, reduzir os custos e ter lucratividade, a empresa precisa calcular a carga dos fornos de modo a otimizar o processo.

 

Mas, como fazer isso se o cálculo de cargas é complicado e envolve uma série de variáveis?


Veja neste post, como é realizado o cálculo de carga de forno e qual é a ferramenta tecnológica capaz de ajudar a sua empresa de fundição na otimização de processos e aumento da lucratividade. Boa leitura! 

 

Cálculo de carga de forno


O cálculo de carga é utilizado para definir o percentual de cada matéria-prima que irá ser adicionada ao forno para fundição.


Para realizar esse cálculo é essencial ter conhecimento sobre a composição química desejada e a composição química dos elementos que serão inseridos no forno.

Também saber quais são os tipos de materiais utilizados e o quanto de perda ou ganho de rendimento pode ocorrer durante a fusão.


Compreendido isso, deve-se calcular a contribuição de cada carga para cada elemento para obter a composição química da peça desejada. Para esse cálculo, usamos a seguinte fórmula:


Cada matéria-prima adicionada apresenta uma composição química diferente. Portanto, seus valores devem ser somados sempre que ocorrer uma contribuição. Ou seja, um acréscimo do elemento. Depois de feita essa soma, deve-se deduzir as perdas ou somar os ganhos de rendimento com a fusão

 

 

Matéria-prima adicionada =    (% aumento X peso carga)
                                              _______________________________ 
                                               Rendimento Elemento de liga  

 


Feito isso, é hora de comparar os valores obtidos com os valores desejados. Se após a comparação perceber que os valores não são adequados para o fundir o material, será necessário refazer as etapas de acréscimo e o cálculo de contribuição até que a composição química esteja adequada para a liga. 


O cálculo de carga de forno antecipa as condições de saída do material a ser acrescentado nos moldes. Assim sendo, se a empresa manter a entrada de matéria-prima controlada, serão necessários apenas alguns ajustes para se obter a carga certa.


Passo a passo para realizar o cálculo:


1.    Definir o percentual de carga que deseja obter ao final do processo;
2.    Calcular a contribuição de cada carga para cada elemento químico;
3.    Somar o valores obtidos de cada contribuição;
4.    Avaliar os valores de perdas e ganhos por fusão;
5.    Comparar os valores obtidos com a composição de carga desejada;
6.    Refazer os passos acima quantas vezes for necessário até que os valores obtidos estejam de acordo com a carga desejada.

 

Como calcular de forma eficiente a carga do forno para otimização do processo?


Realizar o cálculo de carga de forno manualmente pode ser um procedimento bastante complexo e demorado, não é? Afinal, envolve uma série de processos e variáveis que podem exigir a correção ou o recálculo dos elementos. 


Como pode demorar até que os valores obtidos fiquem de acordo com a carga pretendida, a produção pode sofrer com atrasos ou queda de produtividade. Não só isso, a empresa pode acabar arcando com custos relacionados a perda de materiais por conta de erros no cálculo.

 
Mas agora você deve estar se perguntando: 


Ferramentas como, por exemplo, Useall Software para Empresas de Fundição, um sistema capaz de realizar a integração de dados entre os módulos, minimizam a chance de você cometer erros no cálculo de carga de forno?


A solução ajuda sim reduzir o retrabalho, uma vez que elimina a necessidade de digitação de ordens e dados da proposta para o pedido. Também diminuir o tempo de elaboração do PCP (Plano de Controle de Produção) já que mantém todas as informações salvas e disponíveis no sistema.


Não só isso, a ferramenta ajuda na redução de custos com perda de materiais e o uso de produtos não conformes, uma vez que coleta os dados e realiza as apurações automaticamente de forma prática, simples e segura.  


Incrível, não é?


Se a sua empresa de fundição quer garantir a otimização do processo produtivo e reduzir os custos, acesse aqui para solicitar uma Demonstração do Software Useall


Veja como a tecnologia pode fazer diferença no seu negócio, e como ela pode ajudá-lo a ter mais lucratividade!

Voltar