Gestão de fornecedores: como otimizar o controle e manter parceiros estratégicos!
11/12/2024 - Alexandre Soriano Neto
Tempo de Leitura: 6 minutos
Quer manter o fluxo de produção e assegurar que os prazos com o cliente sejam sempre cumpridos?
Você precisa fazer uma boa gestão de fornecedores!
Seus fornecedores já te deixaram na mão?
Se ainda não deixaram, saiba que isso pode acontecer a qualquer momento. Afinal, se tratando do fornecimento de insumos, é natural que ocorram imprevistos e eles interrompam o fluxo de produção.
Mas não é porque situações imprevistas podem acontecer, que precisamos permitir que o risco de faltar itens se torne algo comum, certo? E para isso, é necessário que implementemos uma prática muito importante na rotina da indústria, que ajuda a minimizar o risco de um ou mais fornecedores falharem com a entrega dos materiais: a gestão de fornecedores.
Vamos entender mais sobre ela?
O que é gestão de fornecedores?
A gestão de fornecedores nada mais é do que uma prática administrativa que consiste em gerenciar o relacionamento e a qualidade do serviço com os parceiros responsáveis por distribuir as matérias-primas e insumos.
Esse controle envolve ações, como seleção criteriosa de fornecedores, análise de desempenho, monitoramento de entregas e gestão de contratos.
Como cada empresa possui o seu próprio ecossistema de negócio, a prática pode ser ajustada e realizada com base nas próprias características empresariais. O que importa de fato é que ela seja aplicada e gere o resultado esperado, que é manter a produção contínua e garantir a satisfação dos clientes.
Por que fazer a gestão de fornecedores?
Sua empresa certamente possui um fluxo de produção, com “n” etapas diferentes para fabricar e finalizar os produtos.
Na ponta inicial dessa cadeia fica a aquisição de insumos necessários para que o processo de fabricação tenha início e a cadeia de atividades siga conforme o planejado.
O que acontece quando faltam insumos?
Já sabemos a resposta: todo fluxo de produção precisa ser interrompido até que os itens deem entrada no estoque e a empresa tenha os materiais suficientes para fabricar os produtos finais.
Até aí, todos podem pensar que tudo bem interromper vez ou outra a linha de produção, mas existem muitos problemas que podem surgir a partir dessa pausa (e saiba, elas são altamente prejudiciais para a empresa):
Os prazos acordados com o cliente podem ser adiados, resultando em insatisfação e perda de confiança.
Os custos operacionais podem aumentar, e isso acarretar impacto direto na lucratividade.
As máquinas e equipamentos podem ser subutilizados, trazendo desperdício de tempo e recursos.
Ou seja, fazer a gestão de fornecedores precisa integrar a rotina da indústria, pois ela trabalha com a mais importante fonte de suprimentos para fabricação de produtos, cumprimento de prazos e atendimento de demanda: os fornecedores.
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Como fazer a gestão de fornecedores
Como mencionamos, a gestão de fornecedores pode ser ajustada com base nas características e necessidades da empresa. Porém, existem algumas etapas que o time da Useall recomenda fazer parte de qualquer estratégia de gestão:
Mapeamento e seleção
Aqui identificamos todos os potenciais fornecedores e os avaliamos com base em critérios, como qualidade dos produtos, preços competitivos e confiabilidade no cumprimento de prazos. Faça uma triagem para selecionar apenas aqueles que melhor se alinham a esses padrões.
Negociação e contrato
Nessa etapa, devemos formalizar os acordos definindo cláusulas claras que abordem prazos de entrega, condições de pagamento e penalidades em caso de falhas. Contratos bem redigidos nos ajudam a alinhar as expectativas e a proteger a nossa empresa contra eventuais problemas.
Acompanhamento de desempenho
Aqui monitoramos a pontualidade e qualidade das entregas de cada fornecedor. É importante definir métricas de desempenho, como taxa de atrasos e índice de devoluções, para avaliar a consistência de cada parceiro com base em números e dados concretos, não suposições.
Avaliação contínua
Sempre que possível, precisamos reavaliar o desempenho dos fornecedores para garantir que eles estão mantendo o mesmo padrão com o passar do tempo. Nessa avaliação você pode incluir revisões anuais ou semestrais para ajustar o contrato conforme sentir necessidade. Ou, em alguns casos, substituir fornecedores que não se alinham mais à empresa.
Planejamento de contingência
Imprevistos podem e vão acontecer em algum momento, por isso, devemos também ter um plano alternativo caso algum fornecedor falhe ou seja impactado por um evento externo. Manter uma lista de fornecedores secundários, por exemplo, pode ser interessante.
Como otimizar a gestão de fornecedores
Por envolver várias etapas, sabemos que fazer tudo manualmente pode ser cansativo e estar sujeito a erros. Mas calma, pois existem formas de otimizar a gestão de fornecedores seguindo apenas algumas dicas:
Centralize as informações: utilize sistemas de gestão, como um ERP, que concentrem todos os dados dos fornecedores em um único lugar. Isso facilita o acesso a informações;
Automatize o monitoramento: configure alertas automáticos para datas importantes, como prazos de entrega e renovações de contrato;
Faça a análise de dados: análise de dados de desempenho dos fornecedores para identificar padrões e pontos de melhoria. Com base nessas informações, é possível prever problemas e agir preventivamente para sempre manter o fluxo produtivo.
Mantenha comunicação: estabeleça um canal de comunicação direto com os fornecedores para alinhar expectativas e resolver questões rapidamente;
Revise e atualize processos: periodicamente, revise a estratégia de gestão de fornecedores para garantir que ela esteja sempre alinhada com as suas demandas e necessidades.
O papel da automação na gestão de fornecedores
Automatizar a gestão de fornecedores é uma estratégia que usamos para adicionar uma camada de inteligência ao processo.
Com um sistema automatizado, a empresa torna-se capaz de monitorar o desempenho dos fornecedores em tempo real, verificar prazos, analisar a qualidade dos itens e até mesmo prever possíveis gargalos na produção.
Essa visibilidade é algo que contribui para a melhora da gestão de fornecedores, e também facilita a tomada de decisões relacionadas aos parceiros e eventuais imprevistos que podem aparecer.
Outro ponto importante: a automação possibilita que o gestor fique livre para se concentrar em tarefas mais estratégicas, como análise de novas oportunidades de parceria, desenvolvimento de planos de mitigação de riscos e melhoria contínua do relacionamento com fornecedores.
Ou seja, em vez de perder tempo com atividades repetitivas e manuais, ele pode usar melhor o seu tempo para analisar os dados, ampliando sua visão estratégia e inteligência de negócio.
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