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Supply Chain: o que é, benefícios e como aplicar

03/08/2023 - Useall

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Quer otimizar prazos de entrega? Reduzir custos de operação? Aumentar a satisfação de seus clientes, e se tornar uma referência no seu nicho? Você precisa realizar a gestão eficaz da sua cadeia de suprimentos!

No artigo, veja do que trata a supply chain, quais áreas estão envolvidas na cadeia de suprimentos e como você pode fazer o gerenciamento em poucos passos. Acompanhe! 


 

O que é cadeia de suprimentos?
 

A cadeia de suprimentos, também conhecida como supply chain, nada mais é do que o conjunto de etapas envolvidas no fluxo de produtos, desde a aquisição com o fornecedor até a entrega ao cliente. 

Todas as empresas possuem a sua própria cadeia de suprimentos. A diferença entre uma supply e outra, é a quantidade de etapas que integram o fluxo de produtos. Uma indústria, por exemplo, costuma ter uma cadeia mais extensa que um e-commerce porque lida, também, com a etapa de produção. 

Amazon, Unilever, Natura, Netshoes e Walmart são marcas exemplos quando o assunto é supply chain. Elas atuam no mercado há anos, oferecem uma lista gigante de opções no catálogo e, ainda assim, conseguem dar conta do volume de pedidos e clientes.


 

Qual o objetivo da cadeia de suprimentos?
 

O objetivo principal da cadeia de suprimentos é otimizar o fluxo de materiais, informações e recursos ao longo de toda a supply. 

Empresas que têm como meta entregar mais valor aos clientes e fidelizá-los, precisam gerenciar a cadeia de suprimentos com o máximo de eficiência porque é através dessa prática que serão capazes de:
 

 Identificar gargalos de operação;
 

 Melhorar a eficiência operacional;
 

 Reduzir custos e desperdícios;
 

 Antecipar demandas.

 

 

Quais as áreas envolvidas na cadeia de suprimentos
 

A cadeia de suprimentos envolve diversas áreas dentro da empresa. Cada uma delas desempenha um papel fundamental na coordenação e no controle dos fluxos de materiais ou informações. Isso significa que, se ocorrer a falha de comunicação entre duas ou mais dessas áreas, todos os outros departamentos serão, de alguma forma, prejudicados. 

O setor de compras, por exemplo, é responsável por desenvolver um relacionamento sólido com os fornecedores, negociar contratos e garantir a disponibilidade de materiais e matérias-primas para a produção. 

Já o setor de produção é encarregado de transformar essas matérias-primas em produtos acabados de alta qualidade. A logística e a distribuição, por outro lado, são responsáveis pelo planejamento e pela realização do transporte, armazenamento e entrega dos produtos. 

O atendimento ao cliente também desempenha um papel crucial na cadeia de suprimentos, porque o setor é responsável por manter o contato ativo com todos os clientes e oferecer o suporte.
 

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Vantagens do gerenciamento da cadeia de suprimentos
 

Fazer o gerenciamento da cadeia de suprimentos traz uma série de vantagens, sendo as principais: 

 

Visão holística sobre o negócio

Ao acompanhar de perto todas as etapas de compra, produção, armazenamento e distribuição de produtos, o gestor consegue compreender o funcionamento da sua empresa e direcionar melhor suas ações estratégicas;

 

Redução de custos

Uma vez que são tomadas decisões mais inteligentes para otimizar processos internos, a empresa consegue reduzir o volume do seu estoque e até eliminar as atividades desnecessárias;

 

Melhoria da qualidade dos produtos e serviços

Ao obter uma visão holística sobre toda a cadeia, a empresa também consegue identificar onde se concentram os gargalos de operação e apontar melhorias acerca de seus produtos e serviços;

 

Maior satisfação do cliente

Uma vez que os processos são otimizados e o cliente recebe um produto e serviço de qualidade, ele se torna um consumidor muito mais satisfeito e defensor da marca;  

 

Previsão da demanda

O controle sobre todas as etapas da cadeia de suprimentos também permite que o gestor identifique com mais clareza quais são os períodos sazonais com mais e menos demanda e, em cima dessa informação, faça uma previsão estratégica de todas suas compras;

 

Aumento da competitividade

Ao realizar operações mais ágeis, reduzir os custos de produção, preparar o estoque com antecedência para atender as demandas e aumentar a satisfação de clientes, a empresa consegue ampliar a sua competitividade, se tornando uma referência no setor em que atua. 


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Como fazer a gestão eficaz da cadeia de suprimentos
 

Agora que você já sabe o que é cadeia de suprimentos e quais as vantagens de gerenciá-la, veja os procedimentos necessários para se realizar uma gestão eficaz. Confira!

 

Planejamento da demanda e suprimentos

Para assegurar que a sua empresa terá os itens disponíveis, no tempo certo, será preciso planejar as compras, definindo quais produtos serão comprados, em que quantidades e em quais prazos. O planejamento da demanda e suprimentos sempre precisa ser baseado no seu próprio histórico de pedidos e nas projeções de vendas.

 

Seleção e qualificação de fornecedores

Depois que tiver feito o planejamento da demanda e suprimentos, será preciso fazer uma avaliação criteriosa de seus fornecedores e de potenciais novos parceiros. Aqui você deve considerar critérios, como: qualidade dos produtos, capacidade de entrega, preços competitivos e histórico de confiabilidade. 

 

Monitoramento e controle de estoque

Essas etapas são fundamentais para evitar a falta ou o acúmulo de produtos nas prateleiras. Caso encontre dificuldades e queira facilitar o controle e a atualização dos registros, recomendamos o uso de tecnologias como um ERP, sistema de gestão integrado, desenvolvido para autorizar tarefas e integrar setores. 

 

Transporte e distribuição

Estabeleça estratégias para garantir a entrega pontual dos produtos e minimizar os  custos envolvendo o transporte. Na hora de definir essas ações, considere fatores como distância, volume, urgência e características dos itens. Além disso, avalie quais são as rotas mais seguras para os motoristas. Tecnologias como sistemas de gerenciamento de transporte e rastreamento podem contribuir nessa etapa.

 

Suporte ao cliente

Ainda que o produto tenha sido entregue corretamente, no prazo estipulado, será preciso garantir uma experiência pós-vendas para que o cliente fidelize e fique ainda mais satisfeito. Assim sendo, selecione uma boa equipe para oferecer suporte e use diferentes canais de comunicação para otimizar o contato. 

 

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