Precificação de serviços: confira dicas para definir o preço ideal
17/01/2024 - Useall
É a partir da precificação que o empreendedor define os valores para a comercialização de seus produtos e serviços.
Quando a formação de preço é feita corretamente, ele pode obter retornos financeiros que não só o ajudam a pagar todos os custos e as despesas do mês, como obter lucro. No entanto, quando a precificação é feita de maneira incorreta, o preço pode não ser suficiente para arcar com todas as obrigações, gerando muitas vezes prejuízos.
No caso dos produtos, fazer a precificação requer que o empreendedor considere elementos base, como custos de produção, despesas fixas e variáveis, quantidade de itens fabricados/vendidos, transporte, entre outros.
Mas e no caso da precificação de serviços, como funciona?
Nesse artigo esclarecemos como precificar a prestação de serviços, de modo que o tomador obtenha retornos interessantes. Confira!
Mas antes, o que é precificação
A precificação nada mais é que o processo de formação de preço de um produto ou serviço. Ou seja, um cálculo que determina o valor ideal para comercialização.
A aplicação dessa estratégia é muito importante para o sucesso de um negócio, pois afeta diretamente a receita da empresa ou tomador do serviço, a lucratividade e a percepção de valor pelos clientes.
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Tipos de precificação
Existem diferentes tipos de precificação que podem ser aplicados. Os principais são:
Preço baseado na concorrência
O método de precificação baseado na concorrência requer pesquisa de mercado para analisar o valor que outros profissionais ou empresas estão oferecendo por serviços similares aos seus. O objetivo é avaliar os preços praticados pelos concorrentes e, assim, estabelecer uma média.
Esse método permite que os tomadores de serviço estejam alinhados com as tendências de mercado, no entanto, ao optar por essa estratégia, o profissional ou a empresa pode acabar deixando de considerar suas próprias necessidades internas.
Preço por custo
A precificação por custo é fundamentada nos custos fixos ou variáveis associados à prestação de um serviço. A principal vantagem desse método é garantir que todos os custos de operação sejam cobertos, o que deve resultar em uma maior lucratividade ao empreendedor.
Entretanto, pode acontecer de clientes considerarem o valor do serviço injusto ou inviável, caso o profissional trabalhe com custos que variam consideravelmente.
Preço por sazonalidade
Este modelo de precificação aproveita datas específicas do ano para criar promoções exclusivas, como é o caso da Black Friday.
Os clientes geralmente esperam preços mais baixos nessas datas e estão mais dispostos a fazer compras, então pode ser interessante para a empresa ou o profissional aproveitar essa estratégia para aumentar a busca pelos serviços. No entanto, é importante assegurar que a baixa momentânea no preço não afetará a lucratividade.
Preço por margem de contribuição
Neste método, apenas os custos e as despesas variáveis são levados em consideração. Para chegar até o preço correto, o gestor, empresário ou a própria equipe financeira da empresa precisam fazer um levantamento detalhado de tudo que envolve esses valores, desconsiderando é claro as despesas e os custos fixos.
Preço por dinâmica
Aqui considera-se a lei da oferta e demanda. Ou seja, se a demanda pelo serviço for alta, o preço do serviço tende a subir, e vice-versa. Essa abordagem é muito usada por empresas que trabalham com aplicativos de transporte, que aumentam as tarifas durante os períodos de alta procura. Pode ser interessante, caso o tomador de serviço indique uma oportunidade.
Preço por valor percebido
A precificação com base no valor percebido considera a opinião dos clientes sobre “o que é um serviço com bom custo-benefício?”
Se o valor cobrado pelo(a) empresário/empresa for muito alto, por exemplo, os clientes podem considerar o preço injusto. Por outro lado, se for muito baixo em comparação com as concorrentes, pode criar desconfiança em relação à qualidade.
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Dicas para uma boa precificação de serviços
Fazer a precificação de serviços não é uma ação complexa, mas exige atenção. O tomador precisa saber qual é o valor que vale a sua hora, o esforço exigido para execução do trabalho e, principalmente, os riscos envolvidos na tarefa.
Além disso, deve seguir as dicas que preparamos:
Conheça os custos: para precificar serviços de forma precisa, é fundamental entender todos os custos associados à prestação do serviço. Quais são os custos diretos e indiretos? Quais deles são fixos e variáveis?Confundir esses custos pode prejudicar na hora de definir um preço capaz de cobrir esses gastos.
Avalie a concorrência: mesmo que o tomador tenha necessidades específicas, é preciso avaliar o que os concorrentes estão cobrando por serviços semelhantes aos seus. Caso desconsidere esse fator, o valor proposto ao cliente pode deixar de ser justo e competitivo.
Considere o valor percebido: os clientes não compram apenas um serviço, mas a experiência. Portanto, na hora de fazer a precificação, avalie como o seu serviço atende às necessidades e desejos dos clientes, e oferece benefícios exclusivos que tornam o preço valorizado.
Acompanhe e reajuste: é importante também atualizar os preços regularmente, de modo que o tomador de serviço não saia prejudicado. Ao longo de sua atuação, é natural que seus custos mudem, o mercado evolua e o seu trabalho seja mais valorizado. O preço deve acompanhar essa evolução.
Utilize ferramentas que otimizam o controle de serviço: a partir da tecnologia, os profissionais podem manter o histórico de pedidos, acompanhar a performance e o avanço dos trabalhos, e monitorar as horas necessárias para execução dos serviços. Por estarem sempre atualizadas, essas informações podem ajudar a simplificar a formação de preço e garantir um valor ideal.
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