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Indústria de alimentos: como superar a crise e vender mais?

06/08/2020 - Useall

Publicado em 23/06/2020 - 16:27 Por Ludmilla Souza -
Repórter da Agência Brasil - São Paulo

Mesmo em tempos de crise, a alimentação continua sendo uma das necessidades básicas do ser humano. Para se ter ideia, a demanda no setor da indústria de alimentos não só se manteve como aumentou nos últimos meses.

Embora os números mostrem crescimento na compra e consumo de alimentos, as organizações ainda estão preocupadas com os obstáculos que vieram com a pandemia. Entre eles manter a indústria funcionando, otimizar a gestão e o controle de processos, e reduzir os custos e desperdícios.

Não só isso, melhorar as vendas e garantir o desempenho dos trabalhadores mesmo no trabalho home office.

Você também está preocupado com alguma das questões acima? 

Então continue lendo esse post para descobrir como a tecnologia está ajudando as indústrias nessa época de crise. Também, como é possível melhorar a gestão e aumentar as vendas na pandemia.

Boa leitura!

Indústria de alimentos: por que o setor precisa de gestão?

Quando foi noticiado que um novo vírus estava se espalhando pelo mundo, muitos empresários pensaram que isso iria prejudicar todo o mercado. Contudo, alguns setores conseguiram se manter fortes e até mesmo continuar vendendo durante a pandemia.

Um desses setores é a indústria de alimentos, responsável pela produção e distribuição de produtos essenciais para o ser humano: alimentos!

A demanda pelos produtos não só se manteve como aumentou durante o isolamento. Isso porque, em casa, muitas pessoas passaram a consumir mais alimentos do que normalmente estavam habituadas.

Com o volume de pedidos crescendo e as indústrias vendendo mais, veio a necessidade dessas organizações de melhorarem a logística dos negócios. Principalmente quanto a gestão e o atendimento ao cliente.

Será que as indústrias têm conseguido fazer isso?

Sim! Pelo menos para aquelas que passaram a utilizar mais da tecnologia.

Sistemas de gestão: tecnologia necessária para manter o controle da indústria

Até pouco tempo atrás a gestão era realizada manualmente.

O gestor precisava ficar horas “matutando” para planejar as ações que seriam realizadas dentro da empresa. Também controlar o orçamento e os gastos da equipe, analisar todos os números, acompanhar as entregas, fazer a gestão de pessoas, enfim...

Era necessário muito tempo e disposição para manter a empresa sob controle.

Porém, a forma de gerenciamento mudou quando empresas de tecnologia trouxeram soluções mais inovadoras para ajudar esses profissionais: sistemas de gestão.

Com a ferramenta foi possível controlar os processos, as pessoas e os dados, tudo digitalmente. Também analisar relatórios e informações, em tempo real, e a partir disso tomar decisões estratégicas mais assertivas.

Em época de crise, em que os colaboradores precisam trabalhar remotamente por conta do isolamento, os software de gestão se tornaram um aliado importante para manter os processos, as pessoas e os serviços em ordem.

A automação de rotinas financeiras e contábeis, por exemplo, realizada pelos funcionários a distância (home office), tem auxiliado as indústrias a manterem os processos e as operações organizadas.

O que, consequentemente, tem ajudado na otimização de serviços, redução dos custos e desperdícios e até mesmo no aumento das vendas.

Como aumentar as vendas na indústria de alimentos em épocas de crise?

Se mesmo com o setor crescendo você continua preocupado com o desempenho das suas vendas, fique tranquilo. Abaixo separamos 5 dicas de como você pode melhorar as vendas da sua indústria em tempos de crise. Confira!

#1. Planeje formas alternativas de vendas

Em tempos de crise, crie!

Sim, essa frase pode parecer clichê, mas é a mais pura verdade.

Diante dos obstáculos, a empresa que consegue se sobressair e aumentar as vendas é aquela que cria soluções, a que abraça o problema. Assim sendo, analise o mercado, converse com a equipe e veja quais são as alternativas para vender mais.   

#2. Conscientize os colaboradores

A maioria dos colaboradores vai precisar desempenhar as funções remotamente, e isso quer dizer que eles estarão longe da sua supervisão.

Para garantir que cada um deles desempenhe as tarefas e não perca a produtividade, faça uma reunião on-line para mantê-los bem informados.

Explique quais são as medidas que a indústria pretende tomar nesse período de crise, qual é a importância deles realizarem as funções corretamente e como a atitude de cada um pode impactar diretamente nos resultados da empresa.

Se estiverem conscientizados, ficará mais fácil para manterem as atividades e operações em dia. E como vimos acima, isso pode ajudar na otimização de serviços, redução dos custos e no aumento das vendas.

#3. Mantenha a comunicação com o cliente

O sucesso nas vendas só acontece quando o cliente está disposto a comprar com a sua empresa. Assim sendo, mantenha a interação com ele para que lembre da sua marca na hora que decidir fazer uma compra.

Telefones, e-mails, redes sociais… Estude quais são os meios de comunicação utilizados por ele e comunique-se! 

#4. Priorize a qualidade dos produtos e segurança da entrega

O segredo para melhorar as vendas está na fidelização de clientes. Para isso, é necessário que cada pessoa que compra com a sua empresa saia satisfeita com os seus serviços e produtos.

Como os clientes estão cada vez mais exigentes quanto a qualidade ainda mais agora, em tempos de coronavírus , certifique-se de que os produtos estão sendo bem higienizados e embalados. Não só isso, que existe segurança por parte dos entregadores.

#5. Invista em tecnologia

Outra dica importante para aumentar as vendas está relacionada à tecnologia.

No tópico anterior, falamos como um sistema de gestão é capaz de ajudar a indústria de alimentos no controle de processos, na otimização de serviços e no trabalho remoto. Então não tenha medo em investir.

Uma vez que sua empresa possui um software moderno e inteligente de gestão, fica mais fácil manter tudo sob controle. E, a partir daí, tomar decisões mais estratégicas para melhorar as vendas e direcionar outros investimentos.

 

Gostou das dicas? Então continue lendo o blog da Useall para ficar por dentro de todas as novidades! 

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