Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Blog

Fique por dentro de todas as novidades sobre tecnologia, mercado e gestão.

Inadimplência de clientes? Veja como se proteger!

13/08/2024 - Useall


A inadimplência pode prejudicar a empresa de inúmeras formas, mas a perda de receitas e liquidez é uma das principais. Saiba como se proteger contra ela!

O número de inadimplentes no Brasil é impressionante e liga um alerta a todos os empresários e gestores que esperam não sofrer com a falta de pagamentos. 72,54 milhões de brasileiros estão endividados, segundo dados do Serasa.

Embora o relatório indique uma desaceleração da inadimplência em Maio de 2024 (cerca de -1,20% ou 884 mil no número de pessoas), é importante que as empresas continuem buscando formas de se proteger contra a inadimplência de seus clientes e fornecedores, e que isso acabe afetando seu próprio caixa e operações.

No artigo de hoje vamos analisar todos os riscos que a inadimplência pode trazer para os negócios, e quais estratégias podemos aplicar para evitá-la. Acompanhe!


Mas antes, vamos recordar o que é a inadimplência?

A inadimplência é um termo bastante conhecido que se refere à incapacidade de uma pessoa cumprir suas obrigações financeiras.

Ela geralmente ocorre devido à:

 

• Falta de planejamento financeiro;

• Perda de emprego;

• Crise econômica

• Ou até mesmo por imprevistos pessoais.
 

Por se tratar de uma situação externa que envolve terceiros (os clientes e consumidores), a empresa não tem poder para intervir e solucionar o problema completamente. Por isso, cabe à ela tomar as ações necessárias para se proteger contra esses casos.

Riscos da inadimplência para a empresa

“Por que a empresa deve se proteger?”, você pode estar se perguntando neste exato momento.

E aqui nós respondemos: “Pelo fato da inadimplência trazer uma série de riscos que, além de prejudicar o dia a dia da empresa, podem comprometer e/ou afetar a sustentabilidade das suas finanças.”

Os principais riscos incluem: 


Perda de receita e liquidez

Como os clientes inadimplentes não conseguem pagar suas dívidas, a empresa pode deixar de receber pela venda de seus produtos e serviços, fazendo com que a sua receita caia ou seja atingida diretamente.

E uma vez que a receita sofre esse impacto (e a empresa perde dinheiro), ela própria pode entrar em um estado de inadimplência se não tiver recursos financeiros disponíveis para lidar com o próprio pagamento de seus fornecedores. 


Impacto nas operações

Independentemente do ciclo operacional da empresa, ela depende da entrada de recursos financeiros para continuar trabalhando e entregando seus produtos ou serviços. 

Então, caso muitos clientes comecem a ficar inadimplentes, é possível que em algum momento a empresa não consiga manter o seu fluxo de caixa saudável, e essa instabilidade acabe obrigando-a a reduzir seus custos e despesas, ou adiando investimentos importantes que a ajudariam a ganhar escala.


Danos à reputação

A inadimplência também pode se tornar um problema, caso a empresa esteja buscando investidores ou parceiros de negócios.

Isso ocorre porque os investidores e sócios em potencial podem perder confiança na capacidade do empresário ou gestor de resolver o problema, e regularizar a situação dos clientes em carteira que estão devendo.


LEIA TAMBÉM | Satisfação do cliente na área de serviços: o que é e como medir?





Como evitar a inadimplência? 4 estratégias para aplicar!

Sabendo que a inadimplência é uma realidade no Brasil e que ela pode impactar diretamente o caixa e as operações da empresa (caso lide com clientes inadimplentes em carteira), como se proteger contra ela? 
Nossos especialistas aqui da Useall separaram 4 estratégias que podem ajudar. Vamos dar uma olhada?


 Análise de crédito

Antes de concedermos crédito, é fundamental realizarmos uma análise da capacidade financeira do cliente. 
Para isso, devemos verificar o seu histórico de crédito, renda e outras dívidas que podem comprometer as suas finanças. Aqui também devemos considerar a proporção entre a renda e as dívidas que o cliente possui, para assegurar que ele terá a capacidade de pagar quaisquer novas obrigações. 

  
Políticas de pagamentos

As políticas da empresa devem ser claras e incluir prazos de pagamento, consequências de atrasos e opções para quitar as dívidas. Por exemplo, você pode definir que todas as faturas devem ser pagas dentro de 30 dias corridos, e que atrasos resultarão em uma multa de 2% ao mês. 

Oferecer descontos para pagamentos antecipados, como 5% de desconto para pagamentos feitos em até 10 dias, também é uma ação interessante que pode incentivar os clientes a pagar as contas em dia.

  
Monitoramento

Fazer o monitoramento dos pagamentos é outra estratégia que nos ajuda a combater a inadimplência, já que podemos identificar rapidamente sinais de atraso nos pagamentos. 

Uma ferramenta que pode facilitar e muito esse acompanhamento é um software de gestão, já que ele permite monitorar faturas vencidas e enviar lembretes automáticos aos clientes. 

Por exemplo, um e-mail pode ser enviado uma semana antes do vencimento da fatura e um lembrete adicional no dia do vencimento. Assim, caso o pagamento não ocorra, podemos fazer uma ligação telefônica para entender a situação do cliente e buscar uma solução antes que a dívida se torne crítica.

 
Restrição de crédito

Caso algumas contas começarem a atrasar, podemos ainda informar os órgãos responsáveis (CDL Nacional) e cadastrar o CPF dos devedores por lá. Isso significa que a pessoa terá restrição de crédito por causa daquela dívida, e que não poderá usar outros serviços, como obtenção de crédito e possibilidade de negociação, por exemplo. 

Além disso, podemos também adotar políticas internas de restrição de crédito, onde clientes com histórico de inadimplência frequente não receberão crédito adicional até que suas pendências sejam regularizadas. 

O que achou das dicas? Preparado(a) para adotá-las?

Caso tenha gostado do conteúdo, continue acompanhando o blog Useall para ficar por dentro de todas as novidades relacionadas à gestão!

 

Voltar