Como o sistema VRIO contribui para o sucesso da indústria metalmecânica
21/02/2023 - Alexandre Soriano Neto
Indústrias do setor metalmecânico precisam identificar quais são seus pontos fortes e fracos, a fim de potencializar sua linha de produção e aplicar melhorias.
Nem todos os gestores sabem como fazer essa análise, o que impacta diretamente nos resultados. Mas, existe uma forma de simplificar essa avaliação: com o sistema VRIO.
O sistema VRIO é uma metodologia que traça parâmetros de análise sobre os recursos internos, ajudando a empresa a identificar suas fraquezas ou vantagens. Para saber como o método pode beneficiar a indústria metalmecânica, continue lendo o artigo!
O que é o sistema VRIO?
O sistema VRIO é uma metodologia de gestão que tem como objetivo avaliar os recursos valiosos para uma indústria. Essa avaliação serve para identificar os pontos fortes da empresa, sejam humanos, organizacionais e físicos, e como isso a posiciona no mercado.
Essa análise é feita com base em quatro parâmetros: Valor, Raridade, Imitabilidade e Organização.
Uma vez feita a análise interna, é possível determinar quais os diferenciais da indústria e o que a torna competitiva, assim como identificar suas fraquezas e pontos de melhoria.
Quais os Parâmetros da metodologia VRIO?
Como mencionado, a metodologia VRIO é feita com base em quatro parâmetros:
1- Valor
O primeiro critério para avaliação é o valor. Aqui a indústria precisa avaliar se o recurso é realmente um bem valioso e se contribui para o sucesso da indústria metalmecânica. Para avaliar esse recurso, faça perguntas, como:
"Esse recurso é benéfico para os processos fabris?"
"Esse recurso ajuda a empresa a reduzir custos?"
"Esse recurso proporciona ganhos significativos para o meu negócio?”
2- Raridade
A raridade diz respeito ao quão comum é (ou não) encontrar esse recurso no mercado. Por exemplo: uma empresa importou um maquinário que melhora o fluxo de trabalho na fábrica, mas que ainda não é tão conhecido no Brasil. Nesse caso, esse pode ser classificado como um recurso raro e que deve ser valorizado pela empresa.
3- Inimitabilidade
A inimitabilidade engloba tudo aquilo que não pode ser imitado. Diferente dos recursos raros, esses recursos não podem ser copiados.
Geralmente, recursos caros e difíceis de serem reproduzidos ou protegidos por patentes se encaixam nesse critério. Por exemplo, se uma empresa desenvolve e patenteia um equipamento que torna a montagem de peças automobilísticas mais ágil, este é um recurso inimitável.
4- Organização
Já a organização diz respeito à capacidade da empresa usar e administrar os recursos corretamente, extraindo o máximo valor de cada um. Esse parâmetro depende muito das atividades internas da indústria e do gerenciamento de processos e equipes. Se tudo não estiver alinhado e organizado, será muito difícil para a indústria extrair o máximo valor dos recursos.
LEIA TAMBÉM | Decisões baseadas em dados: uma visão data driven do mercado
Como avaliar as respostas do método VRIO
Como a indústria vai identificar quais recursos são realmente importantes para o seu sucesso? Por meio da avaliação de respostas do método VRIO. Quando a resposta para os seguintes questionamentos for “sim”, esse é um forte indicador que o recurso contribui para o sucesso da indústria metalmecânica, do contrário:
- O recurso tem valor? Se a resposta for negativa, indica desvantagem em relação às concorrentes;
- O recurso é raro? Em caso de resposta negativa, significa que a empresa está a par com as concorrentes;
- É difícil imitar esse recurso? Resposta negativa indica vantagem temporária, afinal é uma questão de tempo até o recurso ser copiado;
- A empresa está preparada para fazer uso pleno desse recurso? Se a resposta for não, é preciso traçar um plano para melhorar a organização da indústria.
Vantagens do sistema VRIO para a indústria metalmecânica
Quando aplicado corretamente, o método VRIO proporciona uma série de benefícios para a indústria metalmecânica. Os principais são:
- Melhora a avaliação sobre as ideias: o gestor percebe se as ideias geram valor para o mercado e para os clientes antes mesmo de implantá-las na linha de produção;
- Otimiza a tomada de decisão estratégica: o método evidencia recursos que possuem menos ou mais valor na indústria, permitindo ao gestor identificar aqueles que precisam de incentivos ou carecem de melhoria;
- Propicia a inovação no setor: é possível enxergar os atributos mais importantes para a indústria e investir neles, sejam humanos, máquinas e equipamentos, ou técnicas de trabalho;
- Mais organização sobre as vantagens competitivas: de nada adianta possuir recursos de valor se a empresa não possuir estrutura interna para utilizá-lo de maneira plena.
A indústria metalmecânica precisa estar em constante aprimoramento para manter a competitividade no mercado. A aplicação da metodologia VRIO é uma opção prática e funcional para melhorar a gestão da empresa, com capacidade para impulsionar o setor dos metais.
Gostou do conteúdo? Continue lendo o blog Useall e fique por dentro dos assuntos da área de gestão!