Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Blog

Fique por dentro de todas as novidades sobre tecnologia, mercado e gestão.

Como diminuir os custos de PCP durante a pandemia?

27/07/2020 - Useall

O Planejamento e Controle da Produção (PCP) consiste em um processo que busca ajudar na gestão das principais operações de uma organização.

É dessa forma que o PCP impacta diretamente nos resultados e na lucratividade das indústrias. Nos processos de usinagem e fundição, por exemplo, contar com uma ferramenta que aumente a eficiência do PCP, diminuindo os custos administrativos e de produção, é muito importante. 


Afinal, ela possibilita superar com mais segurança essa fase de crise que o mundo enfrenta.


Um sistema para usinagem assertivo e que atende às necessidades da companhia permite reduzir tempo PCP.
 

Esse tempo pode ser usado em outras atividades fundamentais para a empresa nesse momento, como rever as estratégias e desenvolver novas ações mais adequadas à realidade.


O método praticado hoje pela sua indústria tem potencial de melhoria e o uso da tecnologia surge como um grande aliado neste momento.


Softwares cada vez mais completos e robustos auxiliam as empresas a alcançarem melhores resultados, o que facilita a sua sobrevivência e a manutenção dos empregos na crise da pandemia do coronavírus.


Confira aqui mesmo neste artigo os benefícios de adotar uma ferramenta de ERP para ganhar eficiência no sistema para usinagem e fundição.


PCP e a Transformação Digital


O PCP, ao contribuir para o gerenciamento das operações de uma companhia de usinagem e fundição, foca seus esforços em definir os objetivos da empresa e os modos de alcançá-los por meio da otimização dos processos de produção.


Aqui, o controle do desempenho das atividades e projetos é fundamental. Afinal, ele permite garantir que tudo esteja sendo feito conforme planejado e com o máximo de eficácia.


Nesse cenário, a tecnologia aparece como grande aliada dos gestores e colaboradores no PCP.


Ao incluir ferramentas tecnológicas, como os softwares ERP no Planejamento e Controle da Produção, conquista-se aumento da eficácia, redução dos custos, diminuição do tempo de cada atividade e, consequentemente, clientes e parceiros mais satisfeitos.


Termos como Inteligência Artificial e Machine Learning compõem o universo dos softwares para PCP e contribuem para tornar as indústrias que adotam esses recursos mais competitivas no mercado.
 

Em um cenário de tantas incertezas como a crise atual, apostar nessas soluções ajuda a manter a sua produção eficaz e, consequentemente, a sua empresa viva e mais forte para enfrentar esse momento.
 

Benefícios de um ERP para PCP
 

Contratar um software ERP para o planejamento e controle da produção traz uma série de vantagens à indústria. 


Em épocas de crise, esses benefícios tornam-se ainda mais importantes para fortalecer a empresa e tornar seus processos mais assertivos.
 

Qualidade dos dados


Para a realização de um PCP preciso, a qualidade das informações é essencial. Somente com dados corretos e em tempo real é possível montar um PCP de qualidade e que atenda às necessidades do atual momento da indústria.


Um ERP completo reúne essas informações de forma clara e acessível, a qualquer momento e de qualquer lugar.
 

Fluxo de caixa otimizado


Um planejamento e controle de produção eficiente contribui para um melhor fluxo de caixa. Afinal, é possível prever e organizar com mais assertividade a compra de matérias-primas e a negociação com fornecedores, por exemplo.


Velocidade no planejamento


Outro grande benefício de contar com um ERP no momento de realizar o PCP está na velocidade com que esse planejamento pode ser realizado.


Dessa forma, a companhia ganha tempo para focar em outras estratégias e atividades, além de conquistar agilidade nos processos. Com o PCP entregue mais rapidamente, todos os envolvidos tornam-se mais ágeis.
 

Integração de processos


O ERP integra processos e departamentos, e essa integração é essencial para realizar um PCP eficiente. Um exemplo de eficácia está nos dados que servem de base para o planejamento.
 

Quando eles estão dentro do próprio sistema e são adquiridos de forma automática, os líderes e gestores ganham eficiência. Entre essas informações estão o histórico de pedidos, quantidade em produção e saldos em estoque.


Redução nos prazos de entrega


Ao agregar eficiência no atendimento dos pedidos, acontece uma diminuição nos prazos de entrega.
Essa mudança na forma de atender aos pedidos também reflete uma otimização na gestão do estoque. Dessa forma, desperdícios são reduzidos e a sua empresa consegue prestar um serviço de maior qualidade aos clientes.

 

Aumento da produtividade


Com todas as eficiências e ganhos da contratação de um software, os departamentos tornam-se mais produtivos. Isso reflete em maior produtividade da indústria, com um aumento da lucratividade, algo tão desejado em épocas de crise.


Com a automatização de processos e a possibilidade de construir um PCP mais assertivo e condizente com a realidade, as equipes também trabalham mais motivadas e focadas nos resultados.
 

Redução de retrabalho


Ao adicionar a tecnologia ao PCP, as chances de erros humanos são reduzidas. Isso diminui também o retrabalho dentro dos times.


Com equipes mais direcionadas para atender às demandas e perdendo menos tempo refazendo atividades, a empresa consegue oferecer um serviço ou produto melhor ao cliente e pensar ainda em inovações para o mercado.
PCP mais assertivo na crise: redução de tempo e custos


Com todos os benefícios que vimos acima, as indústrias ganham importantes vantagens competitivas diante da concorrência nesse período de crise:


●    Redução do tempo de planejamento de produção;
●    Redução de custos de aquisição de matéria-prima;
●    Redução de custos de manutenção de estoques;
●    Redução de perdas com retrabalho;
●    Redução de custos com multas contratuais impostas pelo cliente quando o fornecedor não cumpre os requisitos de qualidade;
●    Redução de custos administrativos.


Agora que você já sabe como sair na frente dos seus concorrentes durante a crise, encontre o software ideal para o seu negócio.
 

Voltar