Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Software para Gestão de
Distribuidoras de Energia Elétrica
Tecnologia exclusiva para administração completa de Distribuidoras de Energia Elétrica

Totalmente alinhada às normas da ANEEL

Dentro de uma empresa do Setor Elétrico, o E2 é capaz de abranger e integrar todas as áreas que precisam de gestão!

Quais benefícios a Useall garante a uma
Distribuidora de Energia Elétrica?

  • Atendimento garantido e facilitado à legislação ANEEL;
  • Tecnologia web e de ponta aplicada ao seu dia a dia;
  • Integração de todas as soluções e áreas da empresa em ambiente único;
  • Melhores práticas do mercado incorporadas ao software;
  • Comunicação corporativa integrada para conectar pessoas.

Gestão de ponta à ponta

  • ÁREA COMERCIAL
  • ÁREA TÉCNICA
  • ÁREA ADMINISTRATIVA

Área Administrativa

O E2 Administrativo é um sistema completo para Distribuidoras com recursos gerenciais para atender de forma objetiva e intuitiva todos os processos administrativos de acordo com a ANEEL. Totalmente integrado às áreas: Fiscal, Comercial, Faturamento, Obras e Técnica.

confira abaixo os principais recursos do sistema

Gestão de Compras

Este processo refere-se à cadeia de suprimentos da empresa, desde a sua necessidade até a chegada da mercadoria, tudo isso conectado ao seu planejamento orçamentário e financeiro para um controle mais pontual.

A parte de compras também está ligada às soluções da área Fiscal e Contabilidade, garantindo o atendimento à legislação fiscal, ANEEL e societária.

A sua Gestão da Qualidade também é integrada ao processo de compras por meio da nossa solução DOO, a qual está conectada ao sistema administrativo em um mesmo ambiente.

Gestão de Almoxarifado

O controle eficiente do material necessário para atendimento à demanda de obras ajuda a diminuir gastos desnecessários com compras emergenciais e pagamento de compensações por atraso nas obras.

Modelamos nossa solução E2 para não exigir muita complexidade de conhecimento sobre a legislação ANEEL por parte do operador e permitir uma boa gestão de ativos desde o início do processo. Assim, enquanto o profissional realiza o seu trabalho, o sistema garante o atendimento destes movimentos às normas do setor.

Obras de Construção e Manutenção de Rede

A gestão das obras na solução E2 é dividida em etapas, cada qual com sua função, o que permite um maior controle. O sistema faz a gestão de qualquer obra na rede de distribuição, seja construção para ampliação, manutenção de rotina, obras emergenciais originadas de falta de energia e também as obras executadas diretamente pelo solicitante.

Todos os prazos exigidos na RN 414/2010 são controlados com cálculo de compensações em caso de atraso.

Toda a cadeia do processo de obras é integrada com a solução E2 MIG (Georreferenciamento) e solução E2 Administrativo. Com isso o desafio das distribuidoras em unir os dados físicos da rede pelo BDGD com os dados contábeis se torna mais simples e dinâmico. Esta integração não apenas facilita a elaboração dos orçamentos e projetos, mas garante a conciliação físico x contábil dos ativos da rede.

Ordens em Curso

O controle e a movimentação das ordens em curso são realizados naturalmente na medida em que as obras são encaminhadas, e em convergência com o MCSE e MCPSE.

A integração das obras com as ordens em curso deixa os processos mais simples e facilita o acompanhamento dos custos realizados em cada obra, como também facilita a rastreabilidade de cada lançamento.

Apropriação de Custos

Os custos realizados das obras são apropriados em investimento ou despesa nas ordens em curso, conforme a obra foi realizada em campo e conforme a legislação ANEEL, sem necessidade de aplicação de rateios e configurações pré-definidas.

Este método único está inserido na solução, e garante maior precisão na formação do custo dos ativos que irão compor a base de remuneração regulatória e também maior controle sobre a despesa que será remunerada.

Gestão de Ativos

Nossos processos de gestão de compras, materiais de obras e ordens em curso foi desenvolvido para que as distribuidoras tenham maior precisão na formação e controle de seu ativo imobilizado, pela grande relevância que têm na formação de suas tarifas.

Como as ferramentas de gestão de obras do sistema E2 aplicam mais inteligência no processo, o resultado é o aumento na confiabilidade sobre a formação dos ativos, facilitando a comprovação e remuneração dos investimentos realizados na rede de distribuição.

O atendimento ao Manual do Controle Patrimonial do Setor Elétrico (MCPSE) se torna simples, ainda mais com a emissão automática do RCP e conciliação automática deste com os ativos físicos do BDGD.

Gestão Financeira

O planejamento e controle financeiro em nossa solução é replicado às demais áreas da empresa, provocando um alinhamento entre os investimentos e gastos com as operações da organização.

A integração entre os módulos facilita a gestão das contas a pagar e receber, alimentando automaticamente o fluxo de caixa.

Escrita Fiscal

A escrita fiscal focada para o Setor Elétrico é gerada a partir das movimentações das notas fiscais de entradas e saídas da Distribuidora, baseada em transações pré-configuradas, não exigindo assim profundos conhecimentos do operador do sistema.

Isso garante que as regras fiscais da empresa sejam realizadas de forma natural e atendendo com segurança às informações que serão prestadas ao Fisco em seu âmbito Federal, Estadual e Municipal.

Soluções integradas com a área Administrativa

  • Useall indicadores

    Solução integrada ao ERP para gestão de suas metas, indicadores e plano de ação.

  • Useall corporativo

    Gestão do conhecimento, Documentos e comunicação interna.

  • Useall folha

    Gestão e cálculo da folha de sua empresa conforme legislação eSocial.

  • Useall fiscal

    Gestão fiscal de sua empresa conforme legislação SPED.

  • E2 frotas

    Gestão da sua frota de veículos, integrada aos custos nas obras.

  • E2 DMO

    Gerencia todos os custos relacionados à mão de obra.

Área Comercial

A solução E2 Comercial é um conjunto de sistemas e aplicações com recursos completos para fazer a gestão de todos os processos comerciais e de atendimento ao consumidor. Contempla as melhores práticas alinhadas às normas da ANEEL para você realizar seu trabalho com segurança e eficiência.

confira abaixo os principais recursos do sistema

Gestão de faturamento e arrecadação

A solução E2 Comercial realiza toda logística de faturamento, desde a programação de rotas e calendários de leitura até a emissão das faturas, atendendo automaticamente as obrigações regulatórias da ANEEL por meio de seus processos, como tarifas, contratos, SAMP, DMR, entre outras.

Também permite à Distribuidora utilizar simultaneamente o processo de faturamento pelo modelo tradicional, o modelo de faturamento instantâneo no ato da leitura, ou ainda por telemetria.

Gestão das cobranças

A gestão de cobrança tem incorporada em seus processos todos os procedimentos regulatórios para tratativas de suspensão de fornecimento, dando segurança à Distribuidora e ao consumidor no cumprimento dos prazos. Possibilita modelos de cobrança diferenciados, integrados com SPC e SERASA para o recebimento de faturas pendentes.

Atendimento Comercial

A solução E2 CRM é estruturada para orientar e direcionar de forma simples a Distribuidora para atender ao consumidor conforme os processos definidos pela ANEEL. Também é integrado à solução de serviços comerciais e emergenciais, facilitando o acompanhamento das etapas de execução de serviços pelos atendentes e consumidores.

Realiza ainda o cálculo de compensações de DER e FER e geração do RQA, pois é integrado com as demais soluções E2.

Gestão de medidores

A gestão dos medidores permite gerenciar os processos de aferição, inspeção e substituição de medidores, em conformidade com os processos estabelecidos pela ANEEL e integrados ao controle de cadastro de faturamento de consumidor, auxiliando na diminuição de inconsistências e erros no processo de leitura e faturamento, mesmo durante trocas de medidor.

Gestão de processos

A solução WF2 (Workflow) automatiza os processos de negócios da organização, integrado com o ERP E2 Comercial, Administrativo e Técnico da Distribuidora. Os processos alinhados ao planejamento estratégico garantem uma maior convergência com os objetivos da empresa. O WF2 faz o controle das atividades e tarefas do processo, auxiliando as pessoas na produtividade, pró-atividade e cumprimento tanto dos prazos regulatórios quanto dos prazos estabelecidos pela empresa. Além disso, potencializa a gestão, ajudando a dar mais transparência à governança corporativa.

Essa solução de Gestão de Processos torna simples a execução de processos como danos elétricos, solicitação de fornecimento, irregularidade de consumo, manutenção de padrão de medição, alteração de carga entre outros, garantindo a execução conforme procedimentos regulatórios e estabelecidos pela Distribuidora.

Autoatendimento

Os diversos canais de atendimento disponíveis ao consumidor nas soluções E2 possibilitam à Distribuidora mais agilidade e economia, evitando congestionamento e demora no atendimento.

O autoatendimento pode ser realizado através de canais como: App para celular, Agência Virtual (integrado ao site da distribuidora), através de SMS e por meio de URA (Unidade de Resposta Audível).

Todos esses canais integram-se totalmente com a solução gestão de atendimento no CRM e também com as soluções de serviços comerciais e emergenciais.

Soluções integradas com a área Comercial

  • E2 Ouvidoria

    Solução para gestão das manifestações dos consumidores.

  • E2 MDM

    Solução para gestão e integração dos processos comerciais como os medidores Telemétricos.

  • Agência Virtual

    Soluções para autoatendimento do consumidor, disponível para seu site, aplicativos iOS e Android.

  • E2 CRM

    Solução de atendimento e relacionamento com seu consumidor de energia.

  • E2 SMS

    Gestão da comunicação entre a distribuidora e consumidores por meio de SMS.

  • E2 RESTRIÇÃO DE CRÉDITO

    Realiza a gestão da cobrança dos créditos da distribuidora integrados com SPC e SERASA.

Área Contábil

A Área Técnica conta com duas soluções principais, sendo elas E2 MIG e E2 COD. Elas consistem em aplicações projetadas para que sua empresa gerencie, opere e mantenha a rede de distribuição com georreferenciamento dos ativos de rede a partir da subestação para cada unidade consumidora.

confira abaixo os principais recursos das soluções para área técnica

GIS inteligente

A gestão da rede de distribuição é integrada com a gestão de ativos, garantindo a confiabilidade dos dados e facilitando a consolidação das informações técnicas e contábeis, de extrema importância para o processo de revisão tarifária da Distribuidora.

Projetos Elétricos

A solução E2 MIG permite a elaboração de projetos sem a utilização de ferramentas auxiliares de desenho. A arquitetura da solução de projetos integra de forma muito simples as áreas Técnica e Contábil da Distribuidora, aproveitando o projeto elétrico para geração das ordens em curso e destinação dos custos de cada obra executada.

Gestão de cálculos elétricos

Com a solução de cálculos do sistema E2 MIG é possível realizar o fluxo de potência, carregamento de equipamentos, simulação de carga tanto na Média Tensão quanto na Baixa Tensão, balanceamento de transformadores e também o cálculo de curto circuito. Os cálculos para levantamento da carga são feitos considerando as curvas de carga típica.

Através de ferramentas com perfil de tensão, relatórios de níveis de carregamento, perdas por segmentos (redes, medidores, transformação) é possível ter uma visão das condições do circuito.

Planejamento da Distribuidora

Muito além de atender à legislação da ANEEL, a solução permite que a distribuidora realize estudos e simulações de cálculo para planejamento de suas manutenções decorrentes de alterações de carga e crescimento da rede. Por ser integrada ao ERP, utiliza informações importantes do faturamento para o planejamento de crescimento da rede.

Integra também com o sistema de obras e ordens em curso, otimizando o envio de informações analíticas de orçado e realizado.

Gestão da manutenção de rede de distribuição

O sistema de Manutenção da rede de distribuição faz a gestão de manutenções preditivas e corretivas. A rede da distribuidora é disponibilizada em mapas através de equipamentos móveis, permitindo que sejam realizadas inspeções integradas à gestão das manutenções e ordens em curso, vinculando imagens e informações importantes que são utilizadas para priorização dos serviços.

Gestão de serviços emergenciais e comerciais

A solução E2 COD aproveita as informações de origem de outras soluções do E2 para reduzir o tempo de encaminhamento dos serviços. O sistema leva também para as equipes de campo informações importantes como o mapa da rede e dados dos consumidores de forma simples e de ótima usabilidade. Assim é possível fazer ligações, vistorias, cortes, religações entre outros serviços comerciais e até emergenciais, atualizando GIS e ERP em tempo real com segurança e menor tempo de execução.

Para os operadores e gestores de serviço, as informações das equipes e serviços em tempo real melhoram a comunicação entre as pessoas, reduz custos, e dá mais precisão para decisões.

Gestão de indicadores e qualidade no fornecimento

O mapa exclusivo da solução E2 COD dá maior confiabilidade e segurança na operação e geração das manobras originadas de desligamentos programados e serviços emergenciais.

A integração do processo de apuração dos indicadores de qualidade e continuidade de energia com a execução dos serviços permite um cálculo seguro e confiável no atendimento às resoluções ANEEL.

Nosso processo de simulações de cálculo de indicadores potencializa a tomada de decisão dos gestores de serviços para evitar ultrapassagens de indicadores sem necessidade.

Gestão de medições de tensão

A gestão de medição de tensão gerencia os processos amostrais e de reclamação dos consumidores, atendendo a todos os requisitos e normas exigidas pelo Módulo 8 do PRODIST.

Garante-se o cálculo dos níveis de tensão, gerando as compensações devidas ao seu consumidor e atendendo às obrigações regulatórias da ANEEL aos envios de indicadores.

Geração da BDGD

O módulo da BDGD do sistema E2 MIG permite uma interação com todas as etapas da BDGD e permite validações preliminares para otimizar o tempo de geração. Através de gerações mensais da BDGD, o sistema oferece comparativos entre os meses para identificar o crescimento.

A solução permite a geração dos valores de perdas com o auxílio do OpenDSS para preenchimento dos dados de perdas técnicas e não técnicas de acordo com o Módulo 7 do PRODIST. Com a utilização de relatórios de extrato da BDGD e de comparativo com RCP, é possível ter maior segurança nos dados a serem enviados para a BDGD da distribuidora.

Soluções integradas com a área Técnica

  • E2 Manutenção

    Solução para Gestão das Manutenções da rede de distribuição e subestação, com aplicação mobile para controle dos serviços e levantamento.

  • E2 MIG GPS

    Solução para levantamento de rede de distribuição com coordenadas georreferenciadas.

  • E2 COD RT

    Sistema mobile para gestão de equipes e serviços técnicos e comerciais de forma online, integrando em tempo real os processos da distribuidora, os colabores e consumidor.

  • E2 COD VIEWER

    Solução web para gestão dos serviços, com visualização georreferenciada da rede, consumidores e equipes de serviço em tempo real e integrada ao google maps.

Experiência da Useall ao seu dispor

Uma parceria que vai muito além do fornecimento de tecnologia.

A Useall conta com um time de especialistas no Setor Elétrico prontos para alcançar o sucesso de seus clientes nas diversas áreas em que a empresa possui necessidade.

Vamos conversar?

Entre em contato conosco para saber mais sobre as
soluções do E2 Distribuidora:

ENVIAR MENSAGEM AGORA!
(48) 3411-0601